bloco de concreto celular furado

Blocos de concreto celular será que vale a pena?

Blocos de concreto celular, será que vale a pena usar?

Há algum tempo analisei em um vídeo que se compararmos os custos de metro quadrado dos materiais blocos de concreto celular em relação a tijolos cerâmicos, ou blocos de concreto convencionais, vamos ser levados a concluir que o custo não compensa.

Hoje quero avaliar a questão sob outros ângulos.

Blocos de concreto celular maciços

Os blocos de concreto celular para uso em paredes de vedação podem ser fabricados com tamanhos muito maiores que outros tijolos ou blocos, mantendo pesos relativamente baixos.

Com isto é possível realizar reformas em áreas que possam ter limites de utilização de peso, mas que precisariam de um elemento que conferisse isolamento acústico, térmico e que seja de fácil instalação,

Todos estes quesitos podem ser atendidos pelos blocos de concreto celular maciços, sejam autoclavados ou não.

O processo de execução pode ser rápido e bem mais limpo que o tradicional.

Os grandes tamanhos, com baixo peso, garantem produtividade, e o uso de argamassas prontas, ou poliméricas, levam ao uso de poucos produtos e com isto reduzindo o desperdício e sujeiras típicas de obras.

bloco de concreto celular maciço

Os blocos maciços são produzidos em diversas espessuras.

Podem ter diversos tamanhos, mas é mais comum encontra-los nas medidas de 30x60cm.

Anúncios

Além de espessuras variadas, os blocos de concreto celular maciços podem ser encontrados totalmente lisos, de encaixe macho/fêmea nas faces horizontais ou verticais, ou ainda com rasgos fêmea/fêmea que auxiliam na colocação de ferragens e grautes para reforço, sem uso de canaletas.

bloco de concreto celular de encaixe

Como estes blocos são apenas “tijolos” grandes a mão de obra para assentá-los não precisa ser especializada, qualquer pedreiro de assentamento de alvenaria conseguirá trabalhar com eles sem nenhuma dificuldade.

Blocos de concreto celular furados

Os blocos de concreto celular furados podem ser produzidos em tamanhos ainda maiores que os maciços, mantendo pesos baixos.

Com isto eles podem acrescentar muita velocidade de execução, quando usados para o fechamento de paredes.

Por terem grandes tamanhos e serem bem regulares, com superfícies planas, bom esquadro e nível, acabam proporcionando a obra melhor qualidade, quanto a prumo e nivelamento, o que gera menores espessuras nos revestimentos e, consequentemente, maior economia, tanto de material quanto de mão de obra.

Estes blocos de concreto celular furados conferem uma outra possibilidade muito interessante às obras.

Como os furos são grandes, normalmente com diâmetros de 75 a 100mm possibilitam boa passagem para instalações e até mesmo para execução de pilaretes embutidos, simplificando bastante as obras.

bloco de concreto celular vale a pena

Como as instalações correm internamente nos furos dos blocos, evita-se os rasgos que são feitos na alvenaria tradicional, que geram desperdício e retrabalhos.

É sempre um motivo de incomodo ver uma parede pronta ser cortada para passagem de eletrodutos, levando a sensação de que a obra está andando para trás.

Os blocos de concreto celular furados são produzidos, normalmente, em processos não autoclavados.

Anúncios

Desvantagens dos blocos celular

A ausência de normas técnicas para os blocos de concreto celular não autoclavados é uma das principais desvantagens destes sistemas construtivos.

Existem vários fabricantes com sistemas formalizados, com manual técnico que orienta bem o processo executivo, porém os blocos de uma fábrica quase sempre são bem diferentes de outras, o que pode ser ruim para quem deseja trocar o fornecedor no meio da obra.

Uma dificuldade no processo de produção diz respeito as formas.

Como é utilizado concreto fluído o prazo de desforma é relativamente longo, principalmente quando comparado aos blocos de concreto tradicionais, que são produzidos e desformados praticamente instantaneamente, assim o custo com formas e bem pequeno.

Já no processo de produção dos blocos celulares mais comuns existe uma necessidade de muitas formas, tornando o investimento inicial no processo bem mais alto.

Outra alternativa é uso de aceleradores de cura e endurecimento, porém esta alternativa aumenta o custo de produção e acrescenta mais um item para ser controlado.

Interessante observar que a fluidez inicial do concreto celular é uma dificuldade que por outro lado é uma vantagem, também, do sistema.

Sim, porque a fluidez torna o produto altamente adensável, o que é bom para moldagem de peças irregulares, que não poderiam ser produzidas com concreto do tipo “farofa” usados em blocos tradicionais.

Veja o vídeo com o conteúdo deste artigo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *