Aumentar a pressão da água em sua casa pode ser garantido na fase de projeto da construção, mas se isto não ocorreu e você passa por este tipo de problema, vamos analisar neste artigo várias alternativas para resolver a questão.
Quando o projeto é elaborado, pode se avaliar as possibilidades existentes e escolher a melhor alternativa, seja pensando no custo ou na funcionalidade da solução.
Mas muitas vezes algo sai errado, você termina sua obra e quando vai usar seu chuveiro, fica frustrado por não ter pressão adequada.
O melhor é que as providências para ter pressão de água adequada sejam tomadas antes da construção, mas, se por algum motivo você não conseguiu realizar durante a obra, saiba que existem várias maneiras para corrigir isto.
Vamos analisar algumas situações aqui, dividindo entre situações para serem resolvidas antes da construção e situações para serem corrigidas após a obra.
Aumentar a pressão da água no projeto e durante a construção
Modo 1 – resolvendo no projeto, de maneira tradicional
A maneira mais direta de aumentar a pressão da água é que sua rede hidráulica tenha altura suficiente para compensar as perdas de cargas, ocasionadas pelo trajeto dos canos e conexões de passagens.
Isto se resolve com um bom projeto e posicionamento do reservatório ou caixa d´água no local e altura adequados.
O projeto precisa considerar que as pressões mínimas de norma, principalmente no chuveiro, não geram uso pleno dos chuveiros com boa vazão, é preciso considerar dados reais das peças de utilização (chuveiros e torneiras).
Alguns fabricantes fornecem gráficos que mostram qual é a pressão necessária para gerar uma vazão considerada confortável no uso.
Para ilustrar melhor: um chuveiro Docol Bonna Ducha pode trabalhar com pressão entre 2 a 40mca, mas para atender a vazão adequada de norma precisa de uma pressão de 4,73mca.
Outros fabricantes informam os limites de pressão mínimos e máximos, mas se não forem feitos cálculos considerando a vazão adequada, o dimensionamento vai ficar falho.
Posicionar a caixa d´água em altura apropriada pode significar um custo maior para a obra, pois você precisará ter um local com maior altura, talvez mais alto que seu telhado.
Um excelente artigo feito pela Thorus Engenharia aborda estudos de caso sobre perda de pressão de água em edifícios, vale a pena conferir.
Modo 2 – resolvendo no projeto, sem uso de equipamentos
Em alguns locais pode ser que a altura necessária seja maior que a permitida para as construções, por exigências do código de obras e leis de uso do solo.
Isto pode ocorrer, por exemplo, em residências de 2 pavimentos (sobrado) onde o limite de altura é 6m.
Em casas térreas pode ser que o acréscimo de altura para o local do reservatório faça a obra sair do custo planejado, então a opção é deixar todo o telhado na altura mínima possível.
Nestes casos, se houver uma pressão de água da rua suficiente, pode ser previsto o uso de abastecimento direto dos pontos de utilização, assim você consegue aumentar a pressão da água na sua casa.
Faz-se uma ligação do tubo que alimenta a caixa d´água no que vai para as torneiras, chuveiros e demais pontos de utilização.
Assim a pressão de uso na casa será a que existe na rede pública.
É preciso criar pelo menos um ponto de utilização que não use esta rede principal, saindo direto da caixa d´água, garantindo a circulação de água constante na caixa.
Se houver espaço no terreno pode se considerar a colocação de uma torre para a caixa d´água, caso o valor esteja dentro das possibilidades.
As instalações de uma casa, custam por volta de 12% da obra, enquanto estruturas e paredes custam por volta de 20%, se a construção for nova vale avaliar onde compensa investir mais para garantir a pressão de água na sua casa.
Modo 3 – resolvendo no projeto, com uso de equipamentos
Se não pode ter a altura adequada e a alimentação não se dá por rede pública com pressão suficiente, então a solução será o uso de equipamentos.
Se a pressão baixa for em apenas um ponto, ou poucos pontos, pode se optar por equipamentos que resolvam de forma local, o que pode ser mais barato e melhor para manutenção.
Exemplos de equipamentos para aumentar a pressão da água em locais específicos:
Se o problema for um chuveiro pode usar chuveiros com pressurizador, veja alguns modelos abaixo. Clique na imagem e veja detalhes e preços dos produtos.
Se o problema for em uma torneira, seja de cozinha ou banheiro, pode usar o mesmo tipo de pressurizador apresentado logo acima para chuveiros, ele pode ficar debaixo da sua bancada e a ligação poderá ser feita com engate flexível.
Exemplos de equipamentos para solução em todos os pontos:
Se a baixa pressão for para muitos pontos, ou na casa inteira, aí o melhor é utilizar um equipamento pressurizador na tubulação principal, de onde derivam os canos que vão até os locais de uso.
O pressurizador é uma bomba que injeta pressão na rede, existem vários fabricantes e modelos, com capacidade de pressões variados, precisa verificar sua necessidade para escolher o correto.
Veja alguns modelos de bomba para pressurização de rede, clique na imagem para conhecer valores e detalhes.
Como aumentar a pressão da água em construções existentes?
Caso sua casa esteja pronta e depois de algum tempo de uso você está tão incomodado com a falta de pressão de água nas suas torneiras ou chuveiros, as formas de correção citadas para estudo antes da construção, também são válidas.
Como você já está morando no local deve procurar soluções que interfiram o mínimo possível na rotina, além de serem o mais em conta possível.
Assim, na ordem, posso recomendar as seguintes alternativas para aumentar a pressão da água em sua casa.
Solução para falta de pressão somente em um ponto
Não vou listar as opções novamente, mas volte nas soluções indicadas no modo 3 para locais específicos.
Mas você precisa fazer uma avaliação adicional.
No caso de torneiras para cozinhas e banheiros, existem modelos no mercado, geralmente importadas, que possuem furos de saída para água muito pequenos e que afetam a vazão de água.
Se o problema é específico das torneiras, vale um teste antes de comprar um equipamento extra.
Substitua a torneira por uma outra comum (uma de plástico, barata, ou retirada de outro ponto) e veja se a vazão aumenta, caso positivo você deve considerar a troca por um modelo que não tenha este problema, assim garantindo que vai aumentar a pressão da água no local te incomoda.
Solução para falta de pressão em toda casa, sem equipamentos
Para pressurizar a rede da casa por completo, sem uso de equipamento, você pode usar a pressão da rede de água pública.
O normal é que esta rede garanta pressão para elevar a água até caixas d´água de casas com 2 pavimentos.
Diferente da solução indicada no modo 2, você pode adquirir kits prontos para interligar a rede de alimentação da caixa d´água com a tubulação que segue para seus pintos de utilização.
Este kit não é um equipamento, são conexões e válvulas hidráulicas já montadas para que você a interligação dentro da própria caixa, sem precisar de espaços extras ou cortar canos da rede.
É uma alternativa simples de ser executada, a maioria das pessoas pode executar a instalação, sem dificuldades.
Mas você pode contratar um encanador para fazer o serviço, ele vai gastar poucas horas para executar.
Se não quiser comprar o kit pronto, não encontrar para compra na sua cidade ou o custo para encomendar ficar muito alto, você pode adquirir as conexões e válvulas e montar um sistema semelhante.
Se achar que não consegue, mostre para um encanador de sua cidade que com certeza ele vai poder solucionar a questão, veja os modelos abaixo, confira os valores das opções.
É bem importante você saber que esta solução fará com que use constantemente a água da rede pública direto, com isto a água armazenada na caixa ficará parada, só será utilizada “se faltar água na rua”.
Para resolver este problema você precisará assumir a rotina de desligar seu hidrômetro ou registro na rede de entrada em períodos curtos, para fazer a água da caixa circular.
Outra solução, mais onerosa, mas que não vai exigir que precise se lembrar de fazer este desligamento continuamente, será criar uma ligação para algum ponto de utilização saindo direto da caixa d´água, sem passar pela rede principal, agora pressurizada.
Solução para falta de pressão em toda casa, com uso de equipamentos
Se a rede pública não tiver pressão suficiente, ou não existir e você usa água de cisternas ou poços artesianos, vai precisar usar um pressurizador.
Para esta situação a solução é mesma indicada no modo 3, solução de pressão para todo os pontos da casa.
Consulte um profissional que tenha conhecimento consolidado sobre o assunto, para escolher um equipamento adequado.
Concluindo nosso texto com aumentar a pressão de água na sua casa
Espero ter abordado a maioria das situações que podem levar sua casa a ter falta de pressão na rede de água.
Se você já sabe quanto custa construir sua casa, poderá avaliar melhor se faz uma instalação de caixa d´água que garanta pressão na sua rede, ou se usa as alternativas aqui indicadas.
Caso você, leitor, conheça outras situações e soluções, não deixe de dizer nos comentários para que outras pessoas possam ter mais opções de resolver este tipo de problema.
Podemos até incluir em nosso texto para facilitar a consulta.
As indicações de modelos e alternativas de soluções não são de produtos de patrocinadores, podem ser de indicações do site como afiliado ou indicação independente, para fins didáticos.
Caso algum fornecedor não queira que seu produto seja indicado, pode nos enviar um e-mail que vamos retirar a indicação.
Engenheiro Civil e Técnico de Edificações, formado pela Universidade Católica de Goiás em 1996. Ao longo dos anos tive a oportunidade de trabalhar no planejamento, execução e controle de obras de construção civil residenciais, comerciais e institucionais, de pequeno a grande porte. No site Gerência de Obras compartilho informações e experiências adquiridas com quem pretende construir ou reformar.
Olá se o pressurizador de chuveiro for ligado em uma torneira de pia, ele ficará ligado após sua utilização, ao fechar a torneira da pia ele ficará com pressão na entrada e saída,e não desligará o pressurizador.
Olá Carlos Antônio. Sim, este é o resultado que se espera.