Impermeabilização de baldrames: faça na hora certa – Infiltração na parede de baixo para cima
O processo para impermeabilização de baldrames, ou a impermeabilização da base de paredes, seja em casas ou obras comerciais é um processo relativamente simples.
Trata-se de um serviço de pedreiro que podemos classificar como básico.
Curiosamente uma das patologias (problemas em construção) mais recorrentes em obras de edificações são decorrentes das falhas nos processos de execução da impermeabilização das vigas baldrames.
Para que você tenha ideia da desproporção de interesse entre pesquisas do Google que buscam o assunto “impermeabilização” x “soluções para falhas na impermeabilização”, vou citar alguns números.
Quando você pesquisa por “Impermeabilização de baldrames” o Google encontra 101.000 resultados para o termo.
Quando o termo pesquisado é “impermeabilização pé de parede” o buscador informa 419.000 resultados.
Para “infiltração na parede interna como resolver” são encontrados 201.000.
Se você pesquisar pelo termo “como acabar com infiltração na parede que vem do solo” o número de resultados é de 247.000.
Utilizando o termo “infiltração na parede de baixo para cima” encontramos 415.000 resultados no Google.
Por estes resultados podemos ver que a quantidade de pessoas procurando por soluções de problemas, bem como a quantidade de informações que buscam responder a esta demanda, é muito superior a quantidade de pesquisas para fazer o serviço de impermeabilização de forma correta.
O que já dá um grande indicativo de que o assunto, provavelmente, não é tratado de forma apropriada nos canteiros de obra.
Veja este conteúdo em vídeo:
Impermeabilização de baldrames – como se faz em muitas obras
É muito comum encontrar nas construções de casas, e também em obras comerciais, a solução de impermeabilização de baldrames com pintura asfáltica.
Desforma-se as vigas e aplicam-se algumas demãos de pintura com produtos de base asfáltica.
Em alguns lugares esta pintura não chega a dar cobertura total da superfície das vigas.
O processo é feito de forma rápida, sendo muito comum todas as demãos serem aplicadas em um único dia, diretamente sobre o concreto da viga baldrame.
Será que isto funciona? Não. Não funciona, na verdade as chances de sucesso são mínimas, somente se o seu terreno ficar seco, sem umidade, ao longo do ano todo.
E não é por conta da minha opinião, basta ver a quantidade de construções que apresentam este problema e na grande maioria foi utilizada solução de impermeabilização, conforme mencionei.
Um dos produtos mais conhecidos do mercado é o Neutrol, da Vedacit.
Mas você sabe que a impermeabilização em muitas obras funciona, então pode concluir que o problema, provavelmente, não está relacionado com o produto utilizado.
E vou deixar isto bem claro, logo a seguir.
Impermeabilização de baldrames – como deve ser feito?
O principal problema com a impermeabilização de baldrames, alicerces e pé de parede, certamente é processo de execução.
Normalmente nesta fase da obra o proprietário quer velocidade nos serviços, os empreiteiros também, e o cuidado com o uso do processo correto e o respeito aos prazos de cura ficam em segundo plano, ou simplesmente são abandonados.
Como mencionei o Neutrol é um dos produtos mais conhecidos do mercado e se você for no site da Vedacit para ler como deve ser aplicado, ou se baixar o manual do produto, ou se ler as instruções na embalagem, vai ver que existe uma grande distância entre como é aplicado e como deveria ser aplicado.
Nestas instruções você vai descobrir que a tinta asfáltica não deve ser aplicada diretamente no concreto das vigas baldrames.
Existe uma sequência de etapas a serem seguidas.
O link para acesso do manual está logo acima, mas vou transcrever aqui alguns trechos para que possamos concluir nossa análise da questão.
Preparo da superfície das vigas baldrames:
“Como preparo prévio, limpar a superfície e chapiscá-la com um adesivo de alto desempenho para argamassas e chapiscos, como o BIANCO.
Aguardar no mínimo 3 dias para aplicação do revestimento.
O revestimento deve ser feito no traço 1:3 (cimento : areia média peneirada) e usar, além da água, um aditivo impermeabilizante para concretos e argamassas, como o VEDACIT.
Aplicar uma camada de revestimento com espessura mínima de 1,5 cm de argamassa com um aditivo impermeabilizante para concretos e argamassas, como o VEDACIT sobre o chapisco, descer o revestimento lateralmente no mínimo de 15 cm.
Nunca queimar e alisar com desempenadeira ou colher de pedreiro. Aguardar a secagem da argamassa por, no mínimo, 3 dias.“
Aplicação da tinta asfáltica:
“NEUTROL é aplicado como pintura, com trincha, vassoura de cerdas macias, rolo de lã de carneiro de pelo curto ou airless, em demãos, respeitando o consumo por m², com intervalo mínimo de 8 horas entre cada demão, à temperatura de 25 °C.
Para aplicar o NEUTROL a superfície deve estar totalmente seca.
Aplicar 1 demão de NEUTROL para penetração e demais demãos para cobertura até atingir o consumo recomendado.
Na demão de penetração, esfregar bem o material sobre o substrato, escassamente.
As demais demãos devem ser fartas.”
Consumo do produto:
“Concreto e alvenaria revestida com argamassa: mínimo 500 mL/m²”.
Alternativas de Produtos para usar na impermeabilização da sua viga baldrame
Os produtos que citei acima são bastante populares no mercado da construção civil, então a explicação fica mais fácil usando uma marca como referência, mas existem outras marcas, outros fabricantes que você pode utilizar.
Vou citar alguns produtos alternativos para que você possa ver preços e disponibilidade, clique sobre a imagem para acessar as informações.
Aditivos para Chapisco
Aditivos impermeabilizante para o reboco:
Tinta asfáltica para impermeabilização
Análise da questão
Como você pode ver o processo completo indicado pela fabricante da tinta asfáltica envolve bem mais etapas do que é executado em muitas obras.
Isto explica porque tantos pedreiros e empreiteiros ficam sem palavras para tentar explicar a infiltração na parede de baixo para cima.
Alguns vão dizer que não tem jeito mesmo, que o serviço foi bem feito.
Mas a grande verdade é que os serviços são inadequados, incompletos e apressados.
Quando o problema surge, aí sim estes profissionais vão pesquisar soluções, criando o grande mercado de produtos que prometem “como acabar com infiltração na parede que vem do solo”.
Muitos destes produtos funcionam por um tempo, mas depois o problema volta. Gerando mais gastos e transtornos.
Com o problema instalado existe solução sim, mas ela é trabalhosa, envolve demolição e normalmente não é barata.
Além da viga baldrame o sistema de impermeabilização precisa ser complementado com o tratamento do contrapiso da edificação.
Existem outras soluções possíveis, outros produtos que podem ser utilizados, vamos abordar em um próximo artigo, assim como a questão do contrapiso.
Nosso site tem vários artigos técnicos para ajudar você a construir usando as melhores técnicas e cuidados, leia outras postagens e aprenda mais sobre como construir.
Mas agora você sabe como impermeabilizar uma viga baldrame de forma correta e na hora certa.
Se for construir ou tiver um conhecido nesta situação, faça o alerta, mostre este texto, exija que seu empreiteiro sigas as recomendações de aplicação do produto.
Se o produto não faz nenhuma recomendação, não compre ele.
Aí sim, seja feliz com sua obra.
Engenheiro Civil e Técnico de Edificações, formado pela Universidade Católica de Goiás em 1996. Ao longo dos anos tive a oportunidade de trabalhar no planejamento, execução e controle de obras de construção civil residenciais, comerciais e institucionais, de pequeno a grande porte. No site Gerência de Obras compartilho informações e experiências adquiridas com quem pretende construir ou reformar.