Definir a bitola de tubo de agua para instalação hidráulica de uma casa, não precisa e nem deve ser uma escolha baseada no “achômetro”.
Caso você não saiba, definir a bitola ou o diâmetro de um tubo é objeto de um projeto de engenharia, o projeto de instalações hidráulicas.
Neste projeto, o engenheiro projetista irá dimensionar todos os diâmetros necessários, para que a instalação tenha a eficiência necessária, quanto a pressão e vazão de água.
A norma brasileira que trata do projeto e execução de instalações de água fria é a NBR 5626:2020.
Mas, supondo que você queira fazer uma instalação simples ou um acréscimo em sua casa, como um banheiro ou uma área de serviços independente e não vá utilizar um projeto para isto.
Você precisa saber que não pode usar um tubo de qualquer diâmetro, caso queira um funcionamento minimamente adequado para sua instalação.
Quais são as Bitolas de tubos de água para instalação hidráulica
Os tubos para instalações de água fria mais usais no mercado são os de PVC soldáveis.
Estes tubos podem ser emendados ou ter suas conexões fixadas com cola especifica para canos de água, denominado adesivo PVC.
Você pode encontrar também tubos que são roscáveis, onde as conexões e emendas são feitas por meio de roscas, que já vêm nos tubos.
Os tubos roscáveis não são tão utilizados nas obras residenciais, são mais aplicados em instalações provisórias ou que precisarão ser desmontadas com alguma frequência.
Os diâmetros e bitolas comerciais de tubos encontrados em lojas de materiais de construção ou especializadas em hidráulicas possuem as seguintes medidas:
-20mm;
-25mm;
-32mm;
-40mm;
-50mm;
-60mm;
-75mm;
-85mm;
-110mm.
Para uma residência de padrão médio, ou normal, as bitolas dos tubos dificilmente vão superar o diâmetro de 60mm, sendo mais comum a bitola máxima ser 50mm quando se usam válvulas de descarga nas instalações de banheiro.
As barras de tubos são fornecidas com comprimentos de 3m ou 6m, dependendo do fabricante e do diâmetro.
Saiba como aumentar a pressão na rede de água de sua casa.
Bitola de tubo de agua para instalação hidráulica: qual usar?
Agora você já sabe quais são as bitolas de tubos existentes no mercado, então qual deve usar?
Um encanador vai te ajudar muito nesta hora, mas se além de não ter projeto, você resolveu fazer por conta própria e não terá um profissional para te auxiliar no planejamento, considere algumas questões.
1 – Quais serão as peças que você pretende atender com sua instalação de água?
Este será o primeiro dado a ser levado em conta para definir o diâmetro dos tubos.
Se vai atender uma torneira e ela será de ½” então poderá usar um cano de 20mm.
Porém se a torneira é de ¾” precisará de um tubo com diâmetro de 25mm.
Caso a instalação tenha uma válvula de descarga de 1 ½” você precisará de um tubo de 50mm para fazer a ligação.
2 – Defina os pontos de utilização e depois as ramificações dos tubos
Agora você definiu quais são os pontos de utilização e quais diâmetros cada um exige, então precisa planejar o caminho dos tubos e assim definir qual o diâmetro usar em cada trecho.
É bem fácil de entender isto.
A válvula de descarga, por exemplo, vai precisar ser abastecida com um tubo de 50mm, mas a torneira que está ao lado só precisa de um tubo de 25mm.
Então você pode fazer um esquema da instalação para determinar o diâmetro de cada trecho, e assim já definir, também, quais são as conexões necessárias em cada ponto.
Em um projeto este esquema é apresentado em desenhos denominados isométricos, que mostram a instalação em 3D, dando a visão completa de como fazer o trecho de instalação.
Onde o cano de 50mm vai ser reduzido para a medida de 25mm você deverá ter uma conexão de redução chamada “Tê” de 50mm x 25mm.
No ponto de ligação da torneira haverá uma conexão chamada “joelho” de 90 graus com diâmetro do lado do tubo 25mm, que será colado, e do lado da torneira ½” ou ¾”.
O lado que possui rosca, o diâmetro é dado em polegadas.
Neste exemplo utilizamos o caso de uma válvula de descarga, que é uma instalação mais complexa, para a qual você deve utilizar um encanador experiente, mas é um exemplo mais rico, para você entender a lógica da instalação.
Para saber quais são as conexões e diâmetros que um fabricante de tubos disponibiliza você pode baixar um catalogo no site da empresa ou ver diretamente na loja de materiais de construção mais próxima de casa ou local da instalação.
Vou deixar algumas alternativas: