O engenheiro civil e suas atribuições, saiba quais são as tarefas tipicas desta profissão tão importante em qualquer país do mundo e quais são as normas e leis que regulamentam a profissão no Brasil.
As principais atribuições de um engenheiro civil, regulamentadas pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), definidas na resolução N° 1.073, DE 19 DE abril DE 2016, destacam-se:
Atividade 01 – Gestão, supervisão, coordenação, orientação técnica.
Atividade 02 – Coleta de dados, estudo, planejamento, anteprojeto, projeto, detalhamento, dimensionamento e especificação.
Atividade 04 – Assistência, assessoria, consultoria.
Atividade 05 – Direção de obra ou serviço técnico.
Atividade 06 – Vistoria, perícia, inspeção, avaliação, monitoramento, laudo, parecer técnico, auditoria, arbitragem.
Atividade 07 – Desempenho de cargo ou função técnica.
Atividade 09 – Elaboração de orçamento.
Atividade 11 – Execução de obra ou serviço técnico.
Atividade 12 – Fiscalização de obra ou serviço técnico.
Atividade 15 – Condução de equipe de produção, fabricação, instalação, montagem, operação, reforma, restauração, reparo ou manutenção.
Atividade 16 – Execução de produção, fabricação, instalação, montagem, operação, reforma, restauração, reparo ou manutenção.
Todas as obras de construção, nas fases de estudo, projeto e execução, deverão ser assistidas por um profissional de engenharia ou arquitetura e precisam ser anotadas nos conselhos regionais. Cada estado possui uma unidade do CREA independente, no caso de Goiânia, para os engenheiros, o Crea-GO.
Esta anotação é conhecida por sua sigla como ART, que é a Anotação de Responsabilidade Técnica.
Os trabalhos de um engenheiro civil em Goiânia podem ser contratados em diversos formatos, principalmente o acompanhamento e execução de obras, que dependendo do porte e disponibilidade do contratante pode ser contratada com todos os serviços e materiais juntos, somente os serviços ou no formato de administração.
Veja mais detalhes no artigo sobre formas de contratos de obras.
Qualquer obra de construção será valorizada com a contratação de um engenheiro civil habilitado e experiente.
É possível atingir o melhor equilíbrio entre economia, segurança e qualidade com a elaboração de projetos, memoriais, cronogramas e o acompanhamento efetivo da obra.
O que é preciso para exercer a profissão de engenheiro civil no Brasil
Agora que você sabe um pouco mais sobre o engenheiro civil e suas atribuições pode ter ficado interessado em saber como se tornar um profissional do segmento, então vamos fazer um rápido resumo.
O engenheiro civil precisa cursar um curso superior denominado engenharia civil, que tem prazo médio de 5 anos em faculdades públicas e privadas no Brasil.
O curso precisa ser reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura para que a instituição possa diplomar os alunos que tenham feito o curso, também e necessário que o curso esteja registrado no Crea local.
Os alunos precisam realizar estágio obrigatório para concluir o curso.
Após a conclusão, o engenheiro formado precisa se registrar no Conselho Regional de Engenharia de seu estado (CREA) e somente depois disto poderá exercer a profissão, seja como gestor de obras, projetista, fiscal de obras ou funcionário público contratado para a função.
O engenheiro registrado no CREA paga uma taxa anual obrigatória e, além disto, todos os seus trabalhos deverão ser registrados neste conselho através da ART.
Qualquer empresa para exercer funções de engenharia e construção precisa se registrar no CREA e ter um responsável técnico por suas atividades, que deverá ser um engenheiro civil regularmente habilitado.
Para participar de licitações públicas em que o objeto sejam serviços de construções ou engenharia, tanto as empresas quanto os profissionais precisam emitir uma certidão que comprove estarem com as anuidades do CREA quitadas, só assim são considerados aptos para participação.
Visite nossa página no Facebook .