Top 10 Livros de engenharia civil para sua biblioteca é uma lista feita a partir dos títulos mais vendidos e bem avaliados no segmento, em sites de venda de livros especializados, com foco na atuação de engenheiros de obras de edificações.
Apesar da grande quantidade de informações que temos disponíveis atualmente na internet, principalmente com os tutoriais do Youtube e cursos online, um livro é sempre uma fonte de consulta indispensável.
Em um livro escrito por especialista a profundidade de abordagem dos temas, quase sempre, é mais completa e objetiva.
Para segmentos técnicos como a engenharia civil, ter estas informações organizadas é de extrema importância e saber, com segurança, da confiabilidade da fonte das informações torna o conteúdo dos livros indispensáveis aos profissionais.
Agora vamos a nossa lista Top 10 livros de engenharia civil que você precisa ler e manter na sua biblioteca particular.
N° 1 – Como Preparar Orçamentos de Obras
Este livro foi escrito por Aldo Dórea Mattos e publicado em 2019, mas em 2023 foi o livro mais vendido no segmento de engenharia civil pelo site da Amazon.
Como preparar orçamento de obras apresenta todos os conceitos e informações necessárias para o cálculo correto dos custos da construção, desde o levantamento de quantidades e a composição de custos, contratações como terraplenagem, previsão de lucros e impostos, BDI, desbalanceamento e licitações.
Ao longo das 328 páginas da obra o autor apresenta dicas para o orçamentista, exemplos de cálculo e modelos de planilhas e formulários.
A aprovação dos compradores que avaliaram o produto é de 96%, o que demonstra a qualidade da obra.
N° 2 – Trincas em Edifícios: Causas, Prevenção e Recuperação
Trincas em edifícios apresenta de forma prática e didática as configurações mais típicas de fissuras e os principais conceitos envolvidos na prevenção e no diagnóstico de trincas, bem como na recuperação de componentes afetados.
Este livro de 244 páginas está na 2ª edição, publicada em dezembro de 2020, escrito por Ercio Thomaz.
O tema é muito procurado por profissionais que trabalham com a elaboração de laudos, mas dominar o assunto é interessante para qualquer engenheiro que acompanha a execução de obras e assim saber como atuar na prevenção dos problemas.
Repleto de casos reais, exemplos fotográficos e ilustrações para melhor explicar os conceitos apresentados, a obra alia sólidos conhecimentos teóricos à vasta experiência prática do Autor e constitui valiosa referência para engenheiros, arquitetos e tecnólogos.
Com avaliação positiva de 96% dos compradores este é o número dois de nossa lista top 10 livros de engenharia civil que todo engenheiro deveria ler.
N° 3 – Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado: Segundo a NBR 6118:2014
Este livro é um dos clássicos da literatura voltada para engenheiros civis, com mais de 18 mil exemplares vendidos, um número impressionante para um segmento tão especializado.
Em 2021 foi feita revisão do conteúdo, com publicação da 4ª edição, em dezembro daquele ano, ficando o livro com 415 páginas.
Escrito por Roberto Chust Carvalho e Jasson Rodrigues de Figueiredo Filho.
98% dos compradores ficaram satisfeitos com livro adquirido, uma avaliação realmente impressionante.
N° 4 – Inspeção e Recebimento de Obras – Edificações Habitacionais
Este livro de 464 páginas foi escrito por Marcus Vinícius Fernandes Grossi, sua 1ª edição, ainda a atual, foi publicada em janeiro de 2021.
O livro tem aprovação de 96% dos compradores que se dispuseram a avaliar o produto.
“ Este livro apresenta um estudo sobre os itens necessários para realização de uma inspeção de recebimento completa, abrangendo aspectos de desempenho e atendimento às principais normas técnicas e legislação, contribuindo para avaliar as condições aparentes de desempenho e conformidade da edificação antes do início de seu uso.
O leitor poderá, também, fazer uso dessas informações para subsidiar as etapas de projeto, execução de obras, assistência técnica e inspeções prediais durante toda a vida útil da edificação ”.
N° 5 – Planejamento e Controle de Obras
O autor Aldo Dórea Mattos conseguiu escrever um livro que agradou tanto os engenheiros que adquiriram a obra a ponto de receber classificações como “a bíblia do planejamento de obras” ou “conteúdo incrível”.
A edição atual é a segunda publicação da obra, lançada em dezembro de 2019, com 368 páginas.
A avaliação dos compradores dá nota 4,9 em um máximo de 5, ou seja, 98% de aprovação.
“Repleto de exemplos e dicas para o planejador, o livro utiliza estudos de caso para explicar noções sobre abordagem probabilística, curva S, técnica de aceleração e linha de balanço, entre outros tópicos extremamente úteis.
Com uma abordagem lógica e de fácil compreensão, Planejamento e controle de obras é um guia essencial para todo profissional que precisa controlar custos, evitar atrasos e garantir o sucesso do empreendimento”.
N° 6 – Guia da Construção: do Canteiro ao Controle de Qualidade
Guia da construção civil: do canteiro ao controle de qualidade é um manual prático para o engenheiro que planeja e orça um edifício ou acompanha o dia a dia da obra.
Por meio de uma linguagem descontraída e exemplos práticos, o autor Nelson Newton Ferraz transmite seus mais de 40 anos de experiência no planejamento, na construção e na fiscalização de obras, nas 192 páginas do livro.
Esta é a primeira edição do livro, lançada em novembro de 2019.
A aprovação dos leitores que deram nota para esta obra é de 92%.
Uma percepção constante dos leitores é que o livro não é tão profundo na descrição das atividades que analisa, mas tem uma leitura fácil e pode ser muito útil para engenheiros recém- formados.
N° 7 – Materiais de Construção: Patologia, Reabilitação e Prevenção
Este livro tem como proposta a analise das patologias e os processos de deterioração dos materiais de construção, destacando os métodos para sua prevenção.
Apresenta como elaborar um diagnóstico com técnicas e procedimentos de inspeção que permitirão a seleção de materiais e tecnologias para a reabilitação das estruturas degradas.
Abordados também os impactos dos materiais de construção no ambiente e sobre o homem.
Segundo as avaliações mais frequentes dos compradores, a meta do livro foi alcançada, com bom material técnico apresentado e uma escrita equilibrada, não tão técnica, de boa compreensão.
A aprovação dos compradores é de 92% para o livro que tem 414 páginas e foi lançado em janeiro de 2010, edição única.
N° 8 – Interfaces Prediais
A compatibilização de projetos tornou-se um tema obrigatório desde a chegada da norma de desempenho e dos sistemas BIM.
O autor do livro, engenheiro Roberto de Carvalho Júnior utiliza sua experiência de professor e projetista de instalações, por mais de 30 anos, para abordar este tema altamente técnico.
O título do livro é: Interfaces Prediais: Hidráulica, Gás, Segurança Contra Incêndio, Elétrica, Telefonia, Sanitários Acessíveis, NBR 15575: Edificações Habitacionais – Desempenho e BIM – Nova Forma de Projetar.
Está na terceira edição, que foi lançada em maio de 2023, com 312 páginas.
N° 9 – Instalações Prediais Hidráulico-sanitárias: Princípios Básicos Para Elaboração de Projetos
Na edição de 2018 a descrição da proposta deste livro tinha a seguinte informação:
“De acordo com alguns estudos, 75% das patologias da construção decorrem de problemas relacionados às instalações hidráulicas prediais, e a maioria dessas patologias, aproximadamente 40%, é ocasionada por falhas de projeto.
Estima-se que 5% do custo total da obra seja gasto pela empresa construtora em reparos nas obras entregues aos clientes. Isso ocorre pela pouca importância que se dá ao projeto hidráulico do edifício”.
O livro chegou em 2023 na 5ª edição, lançada em outubro, com 368 páginas.
O autor Roberto de Carvalho Júnior tem 3 livros em nossa série de 10 indicações, mostrando seu profundo conhecimento sobre os projetos de instalações, mais uma vez demonstrado nesta obra que indicamos como um dos Top 10 livros de engenharia civil para sua biblioteca.
92% dos compradores deram avaliação positiva para o livro.
N° 10 – Instalações Elétricas e o Projeto de Arquitetura
Este livro tem como autor o engenheiro Roberto de Carvalho Júnior, que escreveu vários livros dedicados aos projetos de instalações prediais.
Instalações Elétricas e o Projeto de Arquitetura conta com uma edição atualizada, publicada em dezembro de 2023, composta de 350 páginas.
Esta é 10ª edição do livro.
A edição anterior, lançada em 2019, possui uma nota de 4,8 em uma escala que vai até 5, com isto sua aprovação pelos compradores é de 96%.
“A primeira parte deste livro apresenta os conceitos fundamentais das instalações elétricas prediais, abrangendo entrada e fornecimento de energia elétrica, padrão de entrada, central de medição, carga elétrica total instalada, quadro de distribuição de circuitos, prumada elétrica, divisão e dimensionamento de circuitos, dispositivos de proteção para baixa tensão, aterramento do sistema, componentes utilizados nas instalações.
Na segunda parte, o livro aborda tanto as interações físicas quanto funcionais das instalações elétricas com a arquitetura, bem como as mais recentes inovações, tecnologias e novos conceitos no âmbito das instalações elétricas prediais”.
Top 10 livros de engenharia civil para sua biblioteca
Estes são os 10 livros que recomendamos, mas você pode ampliar sua pesquisa e talvez descobrir outros títulos que esteja interessado.
Uma ótima opção é lista de livros da Amazon, onde você vai encontrar muitas opções, além destas que recomendei aqui.
Se quiser complementar nossa lista, deixe o título sugerido nos comentários, com certeza outros colegas ficarão agradecidos pela contribuição.
Conheça outros produtos que recomendamos no nosso site.
Engenheiro Civil e Técnico de Edificações, formado pela Universidade Católica de Goiás em 1996. Ao longo dos anos tive a oportunidade de trabalhar no planejamento, execução e controle de obras de construção civil residenciais, comerciais e institucionais, de pequeno a grande porte. No site Gerência de Obras compartilho informações e experiências adquiridas com quem pretende construir ou reformar.