Umidade no rodapé com pintura soltando, massa corrida descascando, mofo e bolor, como resolver esta situação?
A umidade no rodapé, quase sempre está associada a falta de impermeabilização correta dos alicerces.
Em alguns casos o reboco é danificado, em outros o problema fica só na pintura, então a solução será diferente, para cada caso.
Seu reboco está bom e firme, mas a massa corrida está soltando da parede, a tinta está com bolhas e a umidade causa mofo e bolor tornando o ambiente desagradável?
Esta condição pode ser resolvida com um tratamento impermeabilizante adequado.
É importante você verificar se o reboco está realmente bom, caso não esteja o tratamento será outro.
Verifique se não há rachaduras, areia soltando ou se a cor da argamassa do reboco está alterada.
Se não houver problema com o reboco e a questão é umidade no rodapé com pintura soltando da parede, você pode seguir com as instruções que apresentaremos aqui, caso contrário veja as outras soluções que indicamos em outros artigos.
Passo 1 – Umidade no rodapé com pintura soltando: retire o material comprometido
Remova toda pintura e massa corrida danificada até chegar no reboco, use uma espátula e depois limpe com uma escova de cerdas duras.
Pode ser que danifique um ponto ou outro, mas isto será corrigido com a nova massa corrida que será aplicada.
O ideal é retirar toda pintura até a altura de 1,5m, que é a altura limite onde a umidade de rodapés atua e danifica os revestimentos.
Passo 2 – Aplique a primeira barreira de tratamento impermeabilizante
Com a parede limpa você vai aplicar um selador impermeabilizante, o Sika Impermur.
Aplique uma demão e veja se a cobertura foi adequada.
Rebocos com alta porosidade necessitam de duas demãos, caso seja a sua situação, observe um prazo mínimo de 3 horas entre as demãos.
Este produto é a primeira barreira impermeabilizante que você vai colocar na sua parede, mas além desta função ele também melhora a resistência do seu reboco.
Selador Impermeabilizante Sika Impermur
Impermur tem bom rendimento, um galão de 4,7 litros rende até 40m2 e uma lata de 20kg rende até 167m2, em uma demão.
Pode ser aplicado com broxa, pincel ou rolo.
Passo 3 – Aplique a segunda barreira impermeabilizante
Quando o selador estiver seco, pelo menos 3 horas após a aplicação, você poderá aplicar uma camada de massa corrida, mas não aplique uma massa comum, use um produto que tenha resistência à umidade.
Neste nosso passo a passo para eliminar a umidade dos rodapés recomendamos usar a massa corrida Sika MonoTop 123 Rodapés. É uma massa corrida impermeabilizante.
Massa Corrida Sika MonoTop 123 Rodapé
Esta massa deve ser aplicada como uma massa corrida comum, com desempenadeira metálica, em uma única demão.
Para lixar deverá aguardar pelo menos 24 horas da aplicação, lixe um pequeno trecho e veja se está seca o suficiente para dar um bom acabamento.
Passo 4 – Faça o acabamento final
Com a massa Sika MonoTop 123 Rodapés lixada, você poderá aplicar sua pintura, respeitando um intervalo mínimo de 48 horas da aplicação da massa.
Não há restrição sobre o tipo de tinta que poderá usar, basta ser um produto indicado para pintura de paredes sobre massa corrida, uso convencional, que terá um bom desempenho.
Umidade no rodapé com pintura soltando pode ser resolvida com este passo a passo, com a aplicação do selador Impermur em conjunto com a massa MonoTop você pode esperar um tratamento de longa duração contra os efeitos da umidade.
Engenheiro Civil e Técnico de Edificações, formado pela Universidade Católica de Goiás em 1996. Ao longo dos anos tive a oportunidade de trabalhar no planejamento, execução e controle de obras de construção civil residenciais, comerciais e institucionais, de pequeno a grande porte. No site Gerência de Obras compartilho informações e experiências adquiridas com quem pretende construir ou reformar.