Onde anunciar produtos e serviços para construção de forma fácil, com resultados e se possível grátis?
Você sabe que nenhum serviço ou produto terá sucesso sem uma boa estratégia de marketing para sua promoção, porém quando vai começar sua estratégias de divulgação sempre esbarra na questão dos custos de publicidade.
A internet tornou o processo de publicidade muito mais democrático, quando comparados as alternativas clássicas de anúncios em grandes classificados de jornais impressos ou nos canais de televisão.
Mas a facilidade de divulgação na internet muitas vezes se torna uma barreira para campanhas eficientes.
São tantas possibilidades que você pode ficar confuso quando for analisar qual alternativa vai usar.
Onde anunciar produtos e serviços para construção de tal forma que possa obter os resultados pretendidos?
As possibilidades são inúmeras: Google, Facebook, Instagram, Twiter, Linkedin, OLX, Mercado Livre, Youtube e muitos outros classificados online.
Onde anunciar produtos e serviços para construção com resultado?
A verdade é que nem todos os canais de divulgação citados acima funcionam de forma eficiente para qualquer produto ou serviço que se queira anunciar no mercado da construção.
Outra questão que se deve observar, também, é que a maioria destas plataformas de divulgação restringem o alcance das publicações feitas sem o uso de publicidade paga.
As publicações que qualquer pessoa faz, uma postagem comum, que normalmente recebe o tráfego básico destas plataformas.
Este tipo de tráfego é conhecido como tráfego orgânico.
No caso do Google o alcance de publicações orgânicas feitos dentro de sites ou blogs, com a devida estruturação para ser encontrada pelos mecanismos de buscas ainda são efetivas.
Porém, mesmo no Google, a dificuldade de posicionar bem um artigo que tenha a intenção de divulgar produtos ou serviços para construção encontrarão a barreira natural da concorrência.
Assim se você que uma estratégia de divulgação eficiente e que tenha custos baixos, ou mesmo dê a possibilidade de fazer anúncios grátis.
Algumas opções são:
1 – Usar o Google Meu Negócio: este serviço é obrigatório para quem quer divulgar seus produtos e serviços.
É um serviço gratuito do Google muito fácil de ser configurado e que dá boa visibilidade para negócios locais.
Acesse o site do Google e veja como usar.
Algumas características deste serviço:
– Você pode publicar fotos e ofertas no seu perfil de negócio e, dessa forma, mostrar aos clientes seus diferenciais e dar mais motivos para escolherem sua empresa.
– Seus clientes poderão ligar, enviar mensagens ou deixar avaliações.
– Descubra se os clientes seguem ou interagem com o seu Perfil de Negócio por meio de chamadas telefônicas, visitas ao site ou solicitações de rotas.
2 – Facebook e Instagram: Embora sejam duas plataformas distintas o Facebook e o Instagram são duas redes sociais interligas, pertencentes a uma mesma empresa, que é o Facebook.
Criar uma página no Facebook atualmente não é tão efetivo pois a plataforma limita bastante o alcance das publicações que não sejam pagas (as publicações orgânicas).
Para que se alcance visibilidade razoável é preciso um esforço bastante expressivo na postagem de artigos na página criada, com regularidade diária.
Já no Instagram ainda é possível ter alcance orgânico, porém é necessário ter regularidade nas publicações da rede, mas não na intensidade necessária no Facebook.
Para anúncios pagos estas plataformas são muito boas já que o público de ambas são muito grandes no Brasil.
O Facebook conta atualmente com mais de 130 milhões de usuários no Brasil, sendo a rede social mais utilizada no país.
Já o Instagram conta com 110 milhões de usuários, sendo a 4ª rede mais utilizada.
3 – Whatsapp: Este aplicativo de mensagens se tornou uma rede social e o Brasil é a maior do segmento, também pertencente ao Facebook o Whatsapp conta com 120 milhões de usuários no Brasil.
Buscar clientes pelo Whatsapp se tornou uma obrigação para as empresas, com muitas ferramentas e aplicativos sendo desenvolvidos para melhor utilização da mesma.
A interação proporcionada pelo Whatsapp tornou este aplicativo extremamente útil para estratégias de marketing e atendimento.
A interligação com o Facebook possibilita nossas estratégias de marketing, com anúncios que levam o cliente diretamente para o whatsapp do anunciante.
O sucesso do Whatsapp se explica por suas características multiplataforma, com possibilidade de mensagens por texto, voz e vídeo, além do envio e recebimento de imagens, arquivos e vídeos.
Para melhorar tudo isto o whatsapp ainda pode ser utilizado em aparelhos de celular simples, smartphones mais complexos e até em computadores.
4 – Youtube: O Youtube possui cerca de 127 milhões de usuários no Brasil, com dados do ano de 2021.
É a segunda rede social mais acessada do país.
Esta plataforma de compartilhamento de vídeos, pertencente ao Google, se tornou o segundo maior buscador de termos na internet, atrás apenas do próprio Google.
É utilizada para apresentação de produtos e serviços em todos os segmentos da economia e da sociedade.
É altamente recomendável que profissionais apresentem suas soluções utilizando o Youtube, pois a autoridade e relevância que a plataforma confere aos apresentadores que utilizam este canal é muito positiva.
O Youtube pode ser utilizado de “forma orgânica” com boa entrega de conteúdo da plataforma aos usuários ou ainda de forma paga, utilizando os anúncios do próprio Google.
5 – OLX: O site de classificados OLX se tornou uma das boas possibilidades de divulgação em todo o Brasil pois além de ser bastante utilizado pelo público, que pesquisa por produtos e serviços em geral, ainda mantém alternativas de anúncios grátis.
OLX é uma empresa multinacional, sendo atualmente o maior site de compra e venda do Brasil.
Desde 2010 no Brasil a empresa foi crescendo e comprando concorrentes, se tornando líder no mais variados segmentos de classificados online.
O site recebe mais de 7 milhões de usuários por dia.
Basta um cadastro simples e você já pode anunciar na plataforma.
Os anúncios são limitados em quantidade por período de tempo, geralmente mensal. Sendo que esta limitação depende da categoria do anúncio.
6 – Mercado Livre: Embora seja mais famoso por venda de produtos é possível anunciar serviços, também, no Mercado Livre.
O Mercado Livre é uma empresa Argentina que se tornou líder no mercado de comércio eletrônico no Brasil.
Para quem vende produtos existe toda uma logística da empresa com estratégias de entrega rápidas e facilidade de pagamentos para os consumidores.
A empresa cresceu muito no Brasil, em pouco tempo, e no período da Pandemia se fortaleceu ainda mais.
A seu favor a segurança para os compradores.
Quem adquire produtos pelo Mercado Livre tem garantia de devolução, seus pagamentos só são entregues aos vendedores após liberação do comprador.
É grande o número de vendedores de produtos para construção no Mercado Livre atualmente, inclusive de fábricas que acharam uma maneira de acessar o cliente diretamente.
7 – Sites e Blogs: Manter um site ou um blog é uma boa estratégia se você não sabe onde anunciar produtos e serviços para construção.
Apesar do trabalho para se manter o conteúdo atualizado é bastante interessante que empresas e pessoas que desejam apresentar seus produtos e serviços mantenham esta opção ativa.
Que usa páginas em redes sociais e aplicativos de terceiros estará sujeito, sempre, as mudanças de regras das plataformas que podem fazer uma estratégia de sucesso ser desmontada de um dia para o outro.
Já um site ou blog com bom número de visitas e usuários cadastrados, tem menos possibilidade de ser afetado por mudanças de terceiros.
Criar um site atualmente é muito fácil, qualquer pessoa com um pouco de paciência pode dominar ferramentas de criação como Wordpress, Wix e tantas outras.
8 – Sites de Classificados Grátis: Existem muitos sites de classificados grátis que são dedicados a segmentos específicos.
Como os sites de classificados de automóveis, sites de classificados de imóveis, sites de classificados de eletrônicos e outros.
Por terem foco em nichos específicos acabam dando maior relevância aos produtos anunciados e isto ajuda que os produtos e serviços sejam encontrados, também, pelos buscadores da internet como o Google, Yahoo e Bing.
Para quem procura onde anunciar produtos e serviços para construção de forma fácil e com bons resultados esta é uma forma bastante interessante de divulgar.
Um bom exemplo disto é a nova seção da plataforma de conteúdo Gerência de Obras, que recebeu o nome de ClassObras.
É um classificado dedicado a divulgação de produtos e serviços para construção, com anúncios grátis.
Por estar interligado com outros serviços que divulgam informações sobre construção, como o site Gerência de Obras e o canal do Youtube Gerência de Obras o classificado ClassObras tem como aumentar a relevância dos anúncios publicados em suas páginas.
Mais adiante vou descrever um pouco melhor este serviço.
9 – Outras redes sociais: As redes sociais são sempre locais com grande quantidade de tráfego, como já mostrei falando nos itens anteriores.
As maiores são as que relacionei, mas existem outra redes sociais, que podem ser menores, mas o fato de serem mais especificas (ou de nicho) aumentam seu poder de divulgação.
Entre estas redes posso citar o Linkedin, que é muito boa para divulgação de serviços, mas que também é utilizada para promoção de produtos inovadores e de tecnologia para construção.
O Linkedin é uma rede social voltada para profissionais que conta com 51 milhões de usuários no Brasil, o que é um número bastante expressivo.
Você pode manter um perfil no Linkedin sem nenhum custo, postando artigos que divulguem seus serviços e produtos.
A rede conta com anúncios pagos que podem potencializar a visualização dos conteúdos, como todas as outras.
Mas as publicações “orgânicas” ainda recebem boa distribuição.
Veja a lista das 10 maiores redes sociais do Brasil em 2021 e avalie se alguma outra deve entrar em suas opções de divulgação:
- Facebook (130 milhões de usuários);
- YouTube (127 milhões de usuários);
- WhatsApp (120 milhões de usuários);
- Instagram (110 milhões de usuários);
- Facebook Messenger (77 milhões de usuários);
- LinkedIn (51 milhões de usuários);
- Pinterest (46 milhões de usuários);
- Twitter (17 milhões de usuários);
- TikTok (16 milhões de usuários);
- Snapchat (8,8 milhões de usuários).
10 – Sites e plataformas especializados: outra forma de divulgação é anunciar em sites especializados ou plataforma de conteúdos voltados a construção civil.
Neste segmento existem várias alternativas que precisam ser bem avaliadas já que normalmente tendem para um determinado segmento dentro do amplo setor da construção.
Como exemplos temos o próprio site Gerência de Obras e outro mais tradicional e de grande porte que é o AECWeb que reúne informações e serviços em sua plataforma web.
Classificados Grátis para construção
Voltando ao assunto dos classificados grátis que divulgam produtos ou serviços de segmentos específicos vou apresentar pra você o ClassObras do portal Gerência de Obras.
O serviço é disponibilizado por meio de site vinculado ao site principal Gerência de Obras, como um subdomínio, com isto recebendo a autoridade do site principal.
O cadastro é bem simples bastando clicar no botão “cadastre-se para anunciar grátis” em destaque no menu superior do lado esquerdo.
Depois, na nova tela, você vai informar um nome de usuário, e-mail e senha.
Verifique seu e-mail cadastrado, pode ser que o sistema exija uma confirmação através de um link enviado. Consulte sua caixa principal, pasta de spam e lixeira.
Com seu cadastro pronto agora é só anunciar.
É outra tarefa bem simples, também.
Você deverá escolher a categoria em que seu anúncio será postado, a opção de anúncio grátis e clique em próximo ou continuar.
Na tela seguinte informe os dados de seu anúncio e anexe até 5 fotos ou imagens de seu produto ou serviço.
Algumas recomendações:
– Use palavras que caracterizem bem o seu serviço, de preferência palavras chaves que sejam reverência na internet para tal.
Você pode pesquisar por estas palavras utilizando a ferramenta grátis Ubersuggest ou o próprio Google digitando na caixa de pesquisa e vendo quais os termos indicados pelos buscador.
-Preencha todos os dados que caracterizem seus produtos os serviços no campo de descrição, coloque seu dados de contatos, como e-mail, telefone, whatsapp, links de site para que as pessoas possam sentir segurança de fazer um contato.
– Utilize fotos e imagens de boa qualidade, que mostrem o produto ou serviço com clareza.
– Atente-se as questões de segurança. Não forneça seu dados bancários a quem entrar em contato, não entregue produtos sem receber o pagamento conforme o combinado e verifique os dados de contato de seu prováveis compradores.
Conclusão
Você pode ver que existem muitas alternativas para divulgar seus produtos e serviços, basta analisar bem qual publico você quer atingir e fazer sua escolha.
Sendo possível utilize o máximo de opções disponíveis, afinal quem não é visto não é lembrado.
Ainda mais no caso dos anúncios da internet. A rede é muito grande e o público de uma rede social ou site poucas vezes frequenta outra similar ou concorrente, então divulgue em vários locais, sempre.
Engenheiro Civil e Técnico de Edificações, formado pela Universidade Católica de Goiás em 1996. Ao longo dos anos tive a oportunidade de trabalhar no planejamento, execução e controle de obras de construção civil residenciais, comerciais e institucionais, de pequeno a grande porte. No site Gerência de Obras compartilho informações e experiências adquiridas com quem pretende construir ou reformar.