Se você tem um problema de infiltrações nas paredes da sua casa e está querendo saber se uma tinta emborrachada para fachada vale a pena, se pode resolver seu problema, quais benefícios elas podem gerar, então você encontrou o artigo que vai tirar suas dúvidas.
Uma tinta emborrachada pode fazer muita diferença no desempenho das suas paredes de fachada, principalmente quando a questão se tratar de impermeabilização.
A tinta emborrachada representa uma evolução da tinta acrílica, caracterizada por uma fórmula que confere maior elasticidade, permitindo adaptar-se às sutis dilatações da superfície.
Tinta emborrachada para fachada: Veja os diferenciais deste produto
Ao ser aplicada, forma uma camada flexível que resiste eficazmente às variações que o tempo pode impor após a pintura.
Essa propriedade elástica oferece uma notável capacidade protetora, prevenindo vazamentos, impedindo infiltrações e preservando as paredes contra os efeitos adversos do sol e da chuva.
A tinta emborrachada para fachada vale a pena por outras vantagens, também.
Além de resistir às intempéries, as tintas emborrachadas de qualidade superior proporcionam uma boa defesa contra o desenvolvimento de mofo, fungos e bolores.
Graças à sua consistência mais espessa sobre a parede, essas tintas desempenham um papel significativo como isolante térmico e acústico.
Sua notável capacidade impermeabilizante não apenas facilita a limpeza, tornando-as laváveis, mas também as torna altamente resistentes ao surgimento de manchas.
Ao buscar a proteção máxima contra uma série de adversidades, as melhores tintas emborrachadas não só garantem segurança, mas também conferem beleza e conforto à sua casa.
Entre as marcas mais conceituadas no mercado, destacam-se Coral, Sika e Suvinil.
Mas existem outros fabricantes, como a Hydronorth, por exemplo.
Como é a aplicação de uma tinta impermeabilizante emborrachada
O processo de aplicação geralmente segue o padrão das tintas tradicionais, embora a fórmula específica possa exigir precauções adicionais.
A preparação cuidadosa da superfície é fundamental, especialmente no caso de repintura.
Limpe bem a parede onde vai aplicar a tinta, verifique se a superfície está firme ou se alguma parte precisa de recuperação no reboco.
Consulte as recomendações do fabricante da tinta que vai usar e veja se existe alguma recomendação para uso de fundo preparador ou primer.
Não aplique sobre parede úmida ou rebocos não curados.
Para que sua pintura tenha uma duração satisfatória siga estas recomendações e outras que o fabricante indicar.
Como escolher a melhor tinta emborrachada
Os critérios para escolha de um produto podem ser muito variáveis de pessoa para pessoa, no caso de materiais consultar um ranking pode ser útil e aqui no nosso site temos várias listas de produtos com esta finalidade, inclusive a lista Top 5 Melhor Tinta Emborrachada.
Algumas pessoas preferem se orientar pelo preço, optando pelo menor valor, por conta de economia, enquanto outras optam pelo maior preço, por associarem que isto é um indicio de boa qualidade.
Outra possibilidade é dar preferência a produtos de marcas consagradas, que geralmente se esforçam para manterem a boa reputação.
Finalmente um terceiro critério, caso compre em lojas online, e-commerce ou marketplace´s, você pode avaliar os comentários dos compradores, ver elogios e críticas, isto pode ajudar muito na hora de decidir.
Além de verificar preço e marca, considere também:
1 – Verifique as recomendações de aplicação do produto escolhido. Nem toda tinta emborrachada é para fachadas;
2 – Se for fazer repintura verifique as recomendações sobre sobreposição de produtos ou preparo de superfícies já pintadas;
3 – Veja o consumo estimado de produto informado pelo fabricante, ou quantas demãos (camadas) ele recomenda. Quanto mais demãos, maior será o seu gasto.
4 – Verifique se a tinta já vem com cor final ou precisará aplicar uma outra tinta para dar cor a parede. Ou a necessidade de colocar pigmentos.
5 – Calcule a quantidade de tinta usando a área de paredes multiplicada pelo consumo informado (use ajuda de um profissional, se for o caso), e aí compre seu material. Não deixe de acrescentar uma folga.
Nossa Conclusão
Nossa análise e conclusão é que sim, a tinta emborrachada vale a pena.
Veja todas as vantagens do produto como impermeabilidade maior garantida por seus componentes flexíveis, durabilidade, isolamento térmico e acústico, resistência a mofo, fungos e bolor.
Além de ser um tratamento impermeabilizante para sua fachada, a tinta emborrachada pode ser tão bonita quanto qualquer pintura acrílica.
Engenheiro Civil e Técnico de Edificações, formado pela Universidade Católica de Goiás em 1996. Ao longo dos anos tive a oportunidade de trabalhar no planejamento, execução e controle de obras de construção civil residenciais, comerciais e institucionais, de pequeno a grande porte. No site Gerência de Obras compartilho informações e experiências adquiridas com quem pretende construir ou reformar.