Os pisos de concreto drenante são pisos de concreto que permitem a passagem de água para que um determinado terreno não fique impermeável.
A intenção deste tipo de piso é permitir o uso da área de terreno ao pavimentá-la, porém permitindo que as águas de chuva continuem tendo possibilidade de infiltrar no solo.
Porque usar pisos de concreto drenante?
Nas grandes cidades um dos maiores problemas enfrentados pelas populações em geral são as consequências das chuvas nos períodos chuvosos, caracterizados por inundações que trazem transtornos e prejuízos.
Estes problemas têm como consequência a impermeabilização dos solos gerados pela pavimentação de ruas, calçadas, quintais, praças, espaços públicos e privados.
Pavimentar ou colocar piso em uma determinada área, geralmente é uma necessidade básica para poder fazer um bom aproveitamento do espaço.
Ocorre que com o uso destes pisos com material impermeável, em grande escala, as águas de chuva não infiltram rapidamente e aí surgem os alagamentos, enchentes, transbordamentos de córregos e rios que cortam as cidades.
Isto leva a situações graves em cidades de vários países e no Brasil em particular.
É claro que as enchentes possuem outros componentes que potencializam seus efeitos, como a falta de planejamento para as ocupações urbanas, o uso irregular de áreas de preservação ambiental e a ausência de dispositivos de controle do escoamento das águas das chuvas.
Estudo citado em artigo do site da BBC aponta que as três cidades mais afetadas pelas chuvas na grande São Paulo em 2022 passaram por crescimento muito acima da média, definido como “boom habitacional”.
Este crescimento vertiginoso e desordenado, associado a ocupações irregulares, com construções frágeis, levam invariavelmente as tragédias anunciadas nas estações chuvosas.
Neste contexto, controlar o aumento das áreas impermeabilizadas nas cidades se torna uma providência de alta importância para conciliar o crescimento urbano com baixo impacto ambiental, garantido a permeabilidade dos solos.
O que são e como usar os pisos de concreto drenante
Existem várias opções de pisos de concreto drenante, variando a capacidade de permeabilidade ou o índice de permeabilidade em cada um deles.
Podem ser elementos que se misturam com gramas, como os pisos gramas ou concregramas, com permeabilidade de 50% da área pavimentada.
Esta solução de piso é muito utilizada em estacionamentos, possibilitando boa estabilidade do piso e capacidade de aderência pelas áreas de concreto da peça, tornando o pavimento adequado para as manobras.
Para locais onde a grama não seja adequada ou a permeabilidade precise ser maior, existem os pisos de concreto drenante que possuem poros e permitem a passagem da água.
Estes pisos podem possibilitar passagem de até 100% da água e garantir o uso do espaço sem prejudicar a capacidade de permeabilidade do solo.
É uma ótima opção para terrenos pequenos que precisam atender áreas de permeabilidade exigidas pelas leis municipais, mas que precisam ter o espaço com melhor condição de uso, que não seria possível com grama ou terra.
Este piso deve ser assentado sobre uma base, também, drenante.
Normalmente é feito um lastro de brita 1, ou brita 0, e sobre este lastro faz se uma camada de pó de brita que recebe o piso de concreto drenante.
Como calcular a área de piso drenante
Se você pretende utilizar o piso de concreto drenante como elemento decorativo ou porque achou o conceito interessante, independente de exigências legais, a quantidade a ser utilizada vai depender exclusivamente do seu desejo ou projeto elaborado.
Porém se precisa atender determinação legal então vai precisar verificar a área mínima de permeabilidade exigida e com isto calcular a quantidade de seu piso drenante.
Estas determinações são informadas no documento de uso do solo, no alvará de aprovação do projeto ou pode ser consultado nos códigos de edificações e leis municipais que disciplinam o uso do solo na sua cidade.
Se você tem como exigência, por exemplo, manter uma área permeável de 20% em um terreno de 300m2, significa dizer que precisa manter sem pavimentação uma área de 60m2
Muitas vezes por uma questão de aproveitamento do terreno não é possível manter a área mínima permeável livre de pavimentação.
Se a área sem construção, neste exemplo, fosse de 120m2 e você quisesse pavimentar tudo atendendo a área mínima de 60m2, poderia utilizar o concregrama que te garantiria 50% de permeabilidade.
Com isto 120m2 multiplicado por 50% resultaria na área de 60m2 necessária.
Em outra situação digamos que sobraram exatamente os 60m2 de área sem construção, que é igual a área mínima necessária para atender a exigência de permeabilidade, mas você não quer terra nestes locais, deseja pavimentar para melhorar a manutenção e uso.
O que fazer neste caso?
Para esta situação o piso de concreto drenante é a solução adequada, pois ele tem a permeabilidade de 100%, mantendo a área mínima exigida no seu projeto.
Cabe sempre fazer uma consulta no departamento municipal que fiscaliza, disciplina e analisa as questões envolvidas com a taxas mínimas e áreas de permeabilidade para se certificar sobre a possibilidade de utilizar o piso drenante contando com 100% de permeabilidade.
A melhor alternativa é já incluir esta solução quando da aprovação do seu projeto de arquitetura, pois aí a análise da alternativa já fica registrada no projeto.
Atualmente o uso dos pisos de concreto drenante são bem comuns e você encontra fornecedores destes pisos permeáveis com relativa facilidade.
Engenheiro Civil e Técnico de Edificações, formado pela Universidade Católica de Goiás em 1996. Ao longo dos anos tive a oportunidade de trabalhar no planejamento, execução e controle de obras de construção civil residenciais, comerciais e institucionais, de pequeno a grande porte. No site Gerência de Obras compartilho informações e experiências adquiridas com quem pretende construir ou reformar.