Vou dividir com você a composição de um aditivo para concreto celular, passo a passo.
É um produto feito seguindo a receita básica para um detergente altamente concentrado, compartilhado por uma empresa fabricante do produto e que nós fizemos algumas alterações para uso em nossos blocos de concreto celular.
Caso você não saiba os blocos de concreto celular são blocos de concreto normalmente com grandes dimensões ou pelo menos maiores que os blocos convencionais, sendo a principal característica deles serem leves.
Para obter o peso reduzido acrescentamos microbolhas geradas por este aditivo, ou por algum outro detergente, processado em um dispositivo gerador de espuma.
Existem muitos aditivos no mercado, vendido prontos com garantia de alto rendimento, ou receitas pela internet utilizando os mais variados produtos.
Um aditivo para concreto celular é um detergente, porém calibrado para atender as necessidades especificadas para o bloco.
Então em uma produção industrial certamente não poderá ser simplesmente um detergente comprado em supermercado ou shampoo como muitos indicam.
A espuma gerada para a produção das microbolhas precisa ter uma densidade adequada e também durabilidade mínima para uso no concreto celular.
Estas propriedades podem influenciar na resistência e tempo de endurecimento dos blocos.
Componentes do aditivo para concreto celular
Os produtos que vou relacionar aqui, você pode conseguir em lojas que fornecem para fabricantes de detergentes, sabão, shampoo, em sites especializados ou mesmo no Mercado Livre, onde vários fabricantes de produtos químicos vendem diretamente.
Importante ressaltar que como os produtos indicados possuem quantidades pequenas o ideal será comprar de lojas mesmo, pois os fabricantes normalmente vendem embalagens com quantidade bem maiores do que o necessário.
As lojas que vendem estes itens de forma fracionada precisam ter um químico responsável.
Quais são os equipamentos e ferramentas que você vai precisar para fazer a mistura:
1 – Você vai precisar de 1 tambor ou balde de plástico de 18/20 litros para colocar a água e ir acrescentando os ingredientes;
2 – Uma bombona ou balde de 20 litros, com tampa que tenha boa vedação, onde possa guardar o aditivo para ser usado aos poucos;
2 – Uma balança de precisão, pode ser destas digitais vendidas em qualquer espaço de eletrônicos, que pesa até 10kg;
3 – Recipientes plásticos de 1 litro e 2 litros para misturas separadas;
4 – Um misturador (furadeira com haste misturadora) é desejável, mas pode misturar tudo manualmente com auxílio de uma régua de madeira ou plástico;
5 – Recipiente para medir líquidos em ml (pode ser uma seringa ou copo dosador);
6 – Fitas para medição de PH da mistura;
7 – Luva de borracha e óculos de proteção para manipular os produtos.
Vamos a receita do aditivo para concreto celular:
1º. – No balde de 18 litros dilua meio quilo (1/2 kg) de Ácido Sulfônico em 14 litros de água e mexer;
2º – Prepare 125 gramas de soda cáustica diluída em ½ litro de água. Coloque apenas metade desta solução e misture bem. Após medir o PH definirá se coloca mais ou não;
3º – Colocar 125ml de Amida 60 e mexer bem;
4º – Colocar 125 de Lauril e mexer bem;
5º – Diluir 25 gramas de talco industrial em 1,25 litros de água. Coloque o pó aos poucos e vá mexendo de forma constante, se possível com batedor de argamassa ou misturador elétrico. Se colocar rapidamente sem misturar bem a solução vira uma goma e não poderá ser usada.
Depois acrescente esta solução no balde de 18 litros, junto com os demais ingredientes;
6º – Pegue 125 gramas de sal caseiro, de preferência sem iodo, e dilua em 250ml de água.
Observe que a mistura que já está no balde de 18 litros pode ser agitada/misturada com leveza.
A medida que você vai acrescentando a solução de sal e água vai sentindo que o produto vai ficando mais denso, mais pesado para ser misturado.
Então acrescente aos poucos e quando sentir que já encorpou mais que um liquido comum (como um detergente concentrado de supermercado) você para de acrescentar a salmoura.
7º – Agora você pode medir o PH da mistura e verificar se está neutro (PH = 7). Se estiver acima, indica que está alcalino, então acrescente um pouco de ácido sulfônico (bem pouco, gotas ou colher pequena) e verifique novamente.
Se o PH estiver baixo acrescente a solução com soda cáustica (pouco a pouco) e meça novamente.
8º – Deixe a solução descansar algumas horas (de um dia para o outro, se possível) e seu aditivo estará pronto.
Guarde em um recipiente fechado e protegido para ir usando aos poucos.
Com esta composição você vai fazer 15 litros de aditivo sendo que cada litro poderá ser diluído em até 8 litros de água, atingindo espuma com densidade de mais de 100 gramas por litro (g/l), dependendo do processo de geração de espuma.
Oito litros de água mais um litro de aditivo gera aproximadamente 60 litros de espuma.
Quando faço esta diluição e uso imediatamente a densidade da espuma fica acima de 140 g/l.
Quando esta mistura é utilizada dias depois (já deixei até uma semana) a densidade da espuma caia para até 70 g/l.
Logo abaixo vou deixar uma tabela com os custos dos produtos comprados em Goiânia/Go no mês de novembro/2022 para que você tenha um norte, caso queira usar o processo aqui descrito.
O custo do litro de espuma, com estas referências é R$0,05 por litro de espuma gerada.
Engenheiro Civil e Técnico de Edificações, formado pela Universidade Católica de Goiás em 1996. Ao longo dos anos tive a oportunidade de trabalhar no planejamento, execução e controle de obras de construção civil residenciais, comerciais e institucionais, de pequeno a grande porte. No site Gerência de Obras compartilho informações e experiências adquiridas com quem pretende construir ou reformar.
muito bom excelente quero fazer minha casa com este blocos vô comprar os ingredientes pra eu fábrica já que se trata de blocos leves isso e Bom de mais valeu. moro em orindiuva estado de São Paulo um abraço
boa tarde amigo eu também sou de Goiânia e sou um amante da construção civil né já trabalho há alguns anos se for contar o que eu sei fazer acho que eu não consigo resumir tudo mas eu sempre tive um sonho que era fabricar blocos né tanto bloco estrutural canaleta e um bloco de concreto celular eu sempre tive curiosidade de conhecer já fiz alguma experiências por exemplo com massa expansiva mas não me tinha muito sucesso mas seu material é de excelente qualidade eu gostaria de conhecer ele pessoalmente já que você é de Goiânia gostaria que por favor me fizesse um contato nesse momento vem passando por um problema financeiro muito grave e preciso muito mudar o rumo dessa situação e vou tentar fazer isso produzindo os blocos de concreto celular e gostaria da sua ajuda se for possível
Bom dia Osnildo, tudo bem?
Obrigado por acompanhar meu trabalho nas redes sociais.
O trabalho com o concreto celular acabou não avançando porque nosso parceiro não quis continuar o desenvolvimento do produto.
Se você quer começar a fabricar blocos recomendo que comece com blocos de concreto convencionais, por conta do custo de produção, domínio do processo e aceitação do mercado, depois, quando já tiver clientes, insira blocos celular entre seus itens.
Atenciosamente,
Élio Caetano.
sou de Goiânia , aposentado e apaixonado por esses assuntos. Gostaria se possível conhecê-,lo Pessoalmente, ainda sou meio analfabeto digital, gostei muito da sua explanação, muito didático e paciente, mesmo assim, fico curioso em ver isso mais de perto, tenho uma chácara em Formosa e gosto de ficar fazendo essas coisas. Muito Obrigado!.
Olá Antônio, muito obrigado por acompanhar nosso trabalho. Tive que interromper o projeto de blocos, mas quando retornar espero ter a oportunidade de olharmos juntos. Grande abraço.
Olá segui rigorosamente a receita usei tubos béquer e balança de precisão.
Mas não consegui fazer
tem algum produto que não está na lista?
Olá Daniel, a lista está completa, pequenas variação não comprometem o resultado não, pelo menos não de maneira significativa.
muito obrigado pelas dicas da receita
estou levando essa para o estado do Acre
Deus te abencoe
Que bom Isidro, obrigado por acompanhar nosso trabalho. Um grande abraço.
Olá eu trabalho com casas pré moldados porém as minhas placas são de 3 ctms e estou mudando para 10 ctms as formas e elas também tem furos , o meu concreto e com EPS triturado mas preciso fazer ele com espuma também poderia me informar as quantidades de areia cimento e quantidade de espuma pra um traço.
Claudio, o ideal é você ir acrescentando a espuma aos poucos e verificando se o traço atende as suas necessidades.
boa tarde, quero fábricar bloco celular
vcs me ajuda?
Olá Márcio, não presto consultoria deste tipo não, mas os vídeos que gravei podem te dar um norte, foram feitos com base prática.
Olá meu nome é Cesar Bastos parabéns pela explicações tudo bem detalhado.
Gostaria de entender qual a quantidade do cimento e da Areia pra quantidade de espuma.
Meu contato WhatsApp 11 930980203.
Olá Cláudio, estas proporções você precisar testar, muda muito em função do material e forma de fazer. Em breve vou resumir as experiências sobre os traços que fizemos e publicarei aqui.
Olá parabéns muito bom a explicação.
Agora como faço pra misturar a espuma .
Qual a quantidade de espuma, areia e cimento?
Meu contato WhatsApp 11930980203 Cesar Bastos.
Olá Cláudio, respondi em outra pergunta.
ESSE TALCO INDUSTRIAL É QUE VOCÊ FALA É A BENTONITA?
Olá Laércio. Não tenho esta informação, na embalagem consta com talco industrial.
me passe seu email!!
Olá Laercio, nosso email de contato: [email protected]
onde encontro os ingredientes para formular o aditivo em Goiania
Olá Alexandre. Procure por lojas que vendem insumos para fabricantes de produtos de limpeza.
Boa tarde Élio, eu moro em João Pessoa estou aposentado e comecei fazendo umas peças de canaletas e pingadeiras e blocos manualmente, vendo e revendo seus ensinamentos comprei uma máquina para blocos manual. Além disso estou querendo fazer os blocos de concreto celular, já comprei um gerador a bomba e segui os seus vídeos, caso eu fosse a Goiânia seria possível agente conversar a respeito e ter uma ideia. Agradeço.
Boa tarde Edimar. Fico muito feliz que os vídeos estejam te ajudando. Sobre encontrar pessoalmente, na fase atual não tenho condições de fazer isto, alguma dúvida pontual pode me mandar por aqui, ou comentando direto nos vídeos. Abraço e obrigado por nos acompanhar.
parabenizo pela disposição do seu tempo para transmitir com muita clareza e riquíssimo detalhes o assunto em pauta, dentro das possibilidades, poderia relatar a quantidade de cimento, areia e água, neste composto, digo aproximado como exemplo. agradeço e que Deus multiplique em benção tudo que é de bom em sua vida e familiares,
Obrigado Rocha. Vou preparar um conteúdo para fechar o ciclo do concreto celular, falando do traço e formas, em breve estará aqui e no Youtube.
Em breve estarei produzindo e executando em meu objetivo, assim comentarei mais!
Elio !
Estou pensando em fazer esses blocos no próprio canteiro de obras, vamos construir 67 casas .
Acha que vale a pena.
Olá José Fernando! Se você já domina o processo de produção esta alternativa pode te trazer um boa economia, principalmente com tranporte.