Cimento para concreto celular

Cimento para concreto celular faz diferença?

Cimento para concreto celular pode fazer diferença no desempenho dos blocos, tempo de secagem e endurecimento?

Se você está no começo da sua produção de blocos de concreto celular e tem encontrado dificuldade no processo de desforma pode ser que já tenha concluído que sim, o cimento pode fazer muita diferença para seu processo produtivo.

Primeiramente é preciso entender que o concreto celular tem muitas propriedades diferentes do concreto convencional, principalmente a questão da densidade que acaba por influir diretamente na questão da resistência.

Como você tem um concreto com menos massa por volume é de se esperar que a resistência seja menor do que nos produtos de concreto pesado.

Além disto o acréscimo de espuma como aditivo incorporador de ar acaba afetando a quantidade de água do concreto afetando, também, a questão da resistência.

Então se você usar qualquer tipo de cimento pode ter dificuldade com sua produção de concreto celular.

Os blocos podem demorar muito para adquirir resistência ou não adquirir resistência adequada.

Quais são os tipos de cimento no Brasil?

Segundo a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) no Brasil nós temos 8 diferentes tipos de cimento.

Estes cimentos são normatizados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas através da NBR 16697 de 2018.

Os tipos de cimento são:

Anúncios

1. Cimento Portland Comum (CP I): os cimentos comuns podem ser de dois tipos, com ou sem adição de materiais no processo de fabricação:

CP I – Cimento Portland Comum.

CP I-S – Cimento Portland Comum com Adição;

2. Cimento Portland Composto (CP II): estes cimentos se diferenciam pelo tipo de material aditivado na sua fabricação:

CP II-E – Cimento Portland Composto com Escória.

CP II-Z – Cimento Portland Composto com Pozolana.

CP II-F – Cimento Portland Composto com Fíler;

3. Cimento Portland de Alto-Forno (CP III);

4. Cimento Portland Pozolânico (CP IV);

5. Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI);

Anúncios

6. Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS);

7. Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC);

8. Cimento Portland Branco (CPB).

Cimento para concreto celular faz diferença? Qual o melhor?

Como já disse, sim, cimento para concreto celular faz diferença.

Para conseguir bom desempenho você precisa ganhar resistência nas primeiras horas depois da moldagem, do processo de concretagem.

Como qualquer pré-moldado de concreto a característica marcante dos blocos de concreto celular é a necessidade de desformar em pouco tempo.

Em uma construção convencional você concreta uma laje, pilar ou viga com consciência de vai aguardar 21 ou 28 dias e pronto.

Em outras situações pode desformar laterais das peças, deixando apoios nas bases das peças, como em pilares feitos no formato de “sanduiche” ou das vigas e lajes que permanecem com escoras pelo prazo necessário.

Então os cimentos corretos para fabricar blocos de concreto celular são os do tipo “CP V” (tipo 5) de alta resistência inicial.

São os cimentos conhecidos como “ARI” de alta resistência inicial.

Anúncios

O cimento portland de alta resistência inicial (CP V – ARI) tem a peculiaridade de atingir altas resistências já nos primeiros dias da aplicação.

O desenvolvimento da alta resistência inicial é conseguido pela utilização de uma dosagem diferente de calcário e argila na produção do clinquer (matéria prima da produção dos cimentos), bem como pela moagem mais fina do cimento, de modo que, ao reagir com a água, ele adquira elevadas resistências, com maior velocidade.

O clínquer é o mesmo utilizado para a fabricação de um cimento convencional, mas permanece no moinho por um tempo mais prolongado.

O cimento continua ganhando resistência até os 28 dias, atingindo valores mais elevados que os demais, proporcionando maior rendimento ao concreto.

Mas é preciso ressaltar que existem muitos cimentos no mercado indicados para fabricação de produtos pré-moldados, mas que não têm o desempenho necessário para concreto celular. Então além de verificar que o cimento seja indicado para produção de pré-moldados, que seja do tipo “CP V” é recomendado que sejam feitos testes de poucas unidades para validar sua escolha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *