Quantos sacos de cimento vou gastar na minha obra?

Tempo de leitura: 1 min

Escrito por eliogualberto
em 20 de janeiro de 2022

Quantos sacos de cimento vou gastar na minha obra? Esta pergunta é relevante para você?

O cimento é um dos itens mais utilizados em qualquer construção, ele está presente em praticamente todas as etapas da obra.

Saber a quantidade de sacos de cimento que se vai gastar na obra pode ser útil por uma série de fatores, específicos para cada realidade, como por exemplo dimensionar seu depósito de materiais, negociar de forma antecipada com fornecedores ou verificar a disponibilidade do produto durante o período da sua obra.

É preciso observar que ter esta informação pode ser importante para negociar a compra, mas a entrega do produto no seu canteiro de obra deve ser seguida de cuidados com o armazenamento.

O cimento tem prazo de validade de 90 dias, contados do momento do seu ensacamento nas fábricas.

Nas lojas os sacos de cimento são vendidos rapidamente, mas você precisa verificar se vai consumir o produto dentro deste prazo.

Além de usar o cimento dentro do prazo de validade, enquanto estocado ele deve ficar muito bem protegido da umidade, em um depósito com paredes e cobertura que garanta a vedação.

Armazene o produto em estrados de madeira, elevados pelos menos a 10 centímetros do solo e afastados das paredes

As pilhas devem ter altura máxima de 10 sacos.

Outro cuidado relevante sobre idade do produto é não misturar cimentos de lotes diferentes, recebidos em dias diferentes. Cuide para que os lotes mais antigos sejam utilizados antes dos mais novos.

Existem outros cuidados importantes a serem observados quanto ao uso do cimento, as fábricas normalmente imprimem estas informações nos sacos do produto, pelo menos as exigidas em norma, ou você pode consultar nos sites destas industrias, como as dicas da Itambé Cimentos.

Observados todos estes cuidados, voltemos a nossa pauta: quantos sacos de cimento vou gastar na minha obra?

Para responder esta questão fiz um vídeo, utilizando informações dos orçamentos base utilizados na Planilha de Orçamentos Beta21, de uma casa térrea e de um sobrado, com análise dos principais fatores que podem influenciar nestes números.

Assista a seguir:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!