Curso de Revit para Engenheiros por que Você Deve Fazer

Tempo de leitura: 6 min

Escrito por eliogualberto
em 5 de abril de 2021

Curso de Revit para Engenheiros: Por que Você Deve Fazer!

Curso de Revit para Engenheiros é uma das opções de cursos técnicos bem comuns entre as opções disponibilizadas em escolas de ensino a distância, cursos online e mesmo presenciais.

Revit para Engenheiros

A maioria destes cursos, porém, apresentam conteúdo bastante introdutório, que não prepara o estudante ou usuário para elaborar projetos que possam ir direto para obra.

Antes de falar sobre um curso de Revit para engenheiros, quero te explicar por que você precisa aprender a usar este programa ou outro equivalente.

A razão mais importante para você aprender a dominar o Revit é que ele é um dos principais programas de Tecnologia BIM para projetar na engenharia e arquitetura da atualidade.

Você sabe o que é a tecnologia BIM?

Temos alguns artigos aqui no nosso blog que aborda a Tecnologia BIM e você pode ler para se familiarizar com o tema:

Mas eu vou te dar algumas informações aqui sobre a Tecnologia BIM para facilitar a análise sobre o Revit.

A tecnologia BIM é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício.

É um modelo virtual, que não é constituído apenas de geometria e texturas para efeito de visualização.

Estas três letras são as iniciais da frase em inglês “Building Information Model” e significa Modelagem/Modelação da Informação da Construção ou Modelo da Informação da Construção.

Trata-se de uma construção virtual equivalente a uma edificação real, possuindo assim, muitos detalhes no tocante a composição dos materiais de cada elemento, como portas, janelas, revestimentos, pinturas, telhados, estruturas, instalações, etc.

“Projetar em BIM” é bem diferente do “projetar convencional”, de desenhos isolados por múltiplas disciplinas, que muitas vezes não são compatíveis.

Nos projetos com a tecnologia BIM todas as informações fazem parte de um único conjunto.

A visibilidade de interferências entre arquitetura, estrutura e instalações é percebida de forma virtual, evitando que os problemas sejam levados para a obra.

Os projetistas podem trabalhar sobre um único modelo, de forma colaborativa, aumentando a produtividade e precisão dos projetos.

A compatibilização entre os diversos projetos se torna automática.

As informações criadas nos projetos alimentam os quantitativos para orçamentos, planejamento e acompanhamento da obra.

E estas fases posteriores podem ser totalmente integradas, com softwares que também utilizam a tecnologia BIM.

“O BIM é uma construção virtual da obra, feita de forma integrada e colaborativa com as informações pertinentes a construção, durante todo seu ciclo de vida.”

Porque é importante dominar a tecnologia BIM?

Dominar a tecnologia BIM é importante porque é a evolução natural das técnicas de projetar e construir.

Tornar possível visualizar todas as implicações de solução dos projetos muito antes da execução dos mesmos e poder corrigir os possíveis erros, sem os custos de retrabalho, é meta que os construtores sempre perseguiram.

E a tecnologia BIM possibilita atingir esta meta.

Além disto a tecnologia BIM passou a ser adotada como obrigatória em vários lugares do mundo e esta exigência já chegou no Brasil.

Em 2017 no governo do presidente Michel Temer foi criado um comitê de tecnologia que tinha como objetivo efetuar os estudos e ações necessários para tornar obrigatório o uso da Tecnologia BIM no Brasil, para as obras do Governo Federal, em 2021.

Com este panorama você pode entender que não será mais viável ignorar esta tecnologia, até porque ela só tem a agregar nos trabalhos de engenheiros e arquitetos.

O Revit é um bom programa de tecnologia BIM?

O Revit é um software de BIM multidisciplinar para projetos coordenados desenvolvido e comercializado pela Autodesk, dona do AutoCad, que é o programa para projetos mais famoso do mercado técnico, há décadas.

E com o Revit não é diferente.

Revit para Engenheiros porque voce deve fazer este curso

O programa é a solução BIM mais usada por engenheiros e arquitetos no mercado técnico brasileiro e por isto se tornou base da tecnologia por aqui, o que torna mais fácil obter conhecimento para o seu uso.

O sistema é multidisciplinar e atende o projetista da arquitetura, o calculista estrutural, os projetistas das instalações elétricas e hidráulicas, além de possibilitar a integração das equipes de projeto e construção com a utilização de outros softwares da própria Autodesk ou de outras empresas desenvolvedoras.

Segundo a AutoDesk, algumas das características do Revit são:

Projeto integrado    

Agilize o processo do projeto de engenharia com o Revit.
Use um único modelo para melhorar a comunicação da intenção do projeto, antes do início da construção.

Análise                      

Realize simulações e detecção de interferências no início do processo de projeto.
Use dados da análise de energia conceitual para ter cálculos baseados em engenharia.

Documentação         

Projete, modele e documente sistemas de construção no contexto de um modelo de informações de construção integral, incluindo componentes arquitetônicos e estruturais.

Fabricação                

Modelo de fabricação para sistemas mecânicos, elétricos e hidráulicos com ferramentas que automatizam a fabricação do layout do modelo. Prepare um modelo para realizar a coordenação detalhada da fabricação e instalação.

O Revit, assim como outros programas BIM, são relativamente complexos e exigem um treinamento adequado e aprofundado, para o correto domínio das ferramentas.

Qual a Opção de Curso de Revit para Engenheiros?

Agora que você sabe o que é a Tecnologia BIM, sua importância e conheceu um pouco sobre o Revit e porque você precisa aprender a usá-lo, vou te apresentar uma opção de Curso de Revit para Engenheiros.

Curso de Revit para Engenheiros

Este curso foi desenvolvido pelo Engenheiro Alexandre Caramaschi, professor da UNIFSP, para os cursos de engenharia.

Ele é Engenheiro Civil formado pela Universidade de Marília (UNIMAR), com MBA  em gerenciamento de empresas, gerenciamento de obras e implementação BIM.

O Curso de Revit para Engenheiros é um conjunto de 5 cursos em 1, composto da seguinte estrutura:

  • Curso “Projeto Arquitetônico + Prefeitura em Revit”
    Faça projetos residenciais dentro das normas!
  • Curso “Projeto Elétrico em Revit”
    Faça projetos e calculos elétricos facilmente!
  • Curso “Projeto Estrutural em Revit”
    Desenvolva o projeto estrutural em minutos!
  • Curso “Projeto Hidrossanitário em Revit”
    Projete todo o sistema hidrossanitário!
  • Curso Renderização em Lumion
    Aumente a qualidade de seus RENDERS!

As aulas são totalmente online e estão organizadas em 7 módulos, com 120 aulas no total.

Você terá acesso por tempo indeterminado, o que facilita bastante para programação do estudo e a possibilidade de tirar dúvidas, mesmo após ter concluído todos os módulos.

Como são 5 cursos você terá direito a 5 certificados de conclusão, o que é muito bom para compor seu currículo.

Acesse a página oficial e veja todas as informações sobre o curso em detalhes, conheça as vantagens, bônus e garantias oferecidas.

Curso de Revit para Engenheiros clique aqui

Minha indicação deste curso tem por base o ótimo currículo do autor e sua experiência como professor e profissional da engenharia.

Fazer um curso de Revit para Engenheiros com um profissional que conhece as particularidades da profissão é um grande diferencial de qualidade.

Você vai poder utilizar material de consulta extraído de situações reais de projetos, até porque um dos bônus do curso são projetos elaborados pelo próprio engenheiro Alexandre Caramaschi, selecionados nos 10 anos de carreira como projetista.

Se tiver alguma dúvida ou quiser dizer algo sobre este tema, utilize o espaço de comentários e vou te responder o mais rápido possível.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!