Mão de Obra com Diárias Como Calcular este Custo

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por eliogualberto
em 8 de junho de 2021

Mão de obra com diárias é uma forma bastante comum de se executar pequenos serviços, principalmente de construções e reformas.

Em algumas situações pode se calcular o custo de uma casa, por exemplo, utilizando toda a base de contratação de pessoal com valores de diárias.

Para analisar esta questão produzimos um conteúdo apresentado em um vídeo do youtube, do qual fazemos aqui um resumo.

O título utilizado no vídeo foi: Como calcular o valor da mão de obra com diárias? Você sabe montar o cronograma físico e financeiro da sua obra?

Resumo do vídeo apresentado sobre Mão de Obra com Diárias

Para calcular o custo de mão de obra utilizando valores de diárias você precisará ter alguma experiência com construção ou utilizar a ajuda de alguém que tenha esta experiência.

Hoje trago para você uma forma de calcular a mão de obra com diárias, baseado no cronograma físico e financeiro da obra.

O orçamento base desta análise é o mesmo que já utilizamos em vários vídeos aqui do canal, mostrando quanto custa construir uma casa de 3 quartos, com 125m2, e depois a análise da mão de obra com composições unitárias.

Veja como elaborar seu cronograma físico que dará base ao cronograma financeiro e o dimensionamento da mão de obra com diárias.

Tenha sempre em mente que o custo de mão de obra em uma construção é um dado altamente variável, dependente de várias questões.

Com isto quero te alertar que mesmo que faça este dimensionamento de mão de obra, utilizando minhas recomendações, quando for construir precisa revisar tudo com seu construtor, que, teoricamente, conhece a realidade do local, os profissionais a serem utilizados e outras particularidades que podem fazer os custo serem diferentes.

Estabelecer um cronograma físico da obra é fundamental para dimensionar custos variáveis como a mão de obra, além de facilitar a definição de metas e programa seu desembolso na construção.

A intenção de mostrar esta planilha é que você entenda como se forma o custo utilizando diárias, mas a forma que irá fazer isto fica a seu critério, pode fazer de outras maneiras.

O importante é entender quais custos e trabalhadores são envolvidos.

Outra questão muito importante é saber que dependendo de quem faz a obra o nível de controle será diferente, consequentemente o custo também.

Se é uma construtora, poderá haver engenheiro acompanhando a obra, mestre de obras, técnico de edificações e encarregado.

Caso o proprietário mesmo administre a obra usará somente um encarregado ou mestre de obras, às vezes nem isto, deixando a cargo do empreiteiro para acompanhar junto.

É claro que no segundo caso poderá haver uma sobrecarga de trabalhos e responsabilidades ao proprietário, que devem ser analisadas se está disposto e tem a devida disponibilidade para tal.

Trabalhadores e profissionais que podem estar envolvidos na construção de uma obra como esta:

Mão de obra para Casa de 3 quartos com 125 metros quadrados.

Prazo da obra 4 meses

Engenheiro – não computado;

Arquiteto – não computado;

Apontador – não computado;

Almoxarife – não computado;

Encarregado

Técnico de edificações – não computado;

Mestre – não computado;

Pedreiro fundações (escavação estacas/sapatas/concretagem);

Ajudante pedreiro fundações (escavação estacas/sapatas/concretagem);

Pedreiro alvenaria/concreto/massa;

Ajudante de pedreiro Pedreiro alvenaria/concreto/massa;

Armador;

Ajudante de armador;

Carpinteiro;

Ajudante de carpinteiro;

Encanador;

Eletricista;

Pintor;

Ajudante de pintor;

Azulejista;

Telhadista (carpinteiro).

Assista aqui o vídeo sobre o cálculo do custo da obra utilizando mão de obra com diárias:

 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!