Quanto Custa Construir um Sobrado de 189m2

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por eliogualberto
em 14 de junho de 2021

Quanto Custa Construir um Sobrado de 189m2 com 3 quartos?

Este artigo é a transcrição do vídeo apresentado no nosso canal do Youtube, de como é feito o orçamento detalhado, passo a passo, da construção de um sobrado de 189m2 com 3 quartos.

Para adquirir as planilha apresentadas no vídeo: https://gerenciadeobras.com.br/info-sobrado189m2

Conteúdo apresentado:

1 – Projeto Quanto Custa Construir um Sobrado de 189m2

O projeto de arquitetura é de uma sobrado com 189m2, em um lote de 14x25m, com 3 quartos, todos com suítes, sala com pé direito duplo, conceito aberto e varanda gourmet.

O acabamento conta com piso de porcelanato polido, esquadrias de alumínio, guarda corpo de vidro laminado, detalhe de revestimento com pedra na  fachada frontal, pintura acrílica em paredes internas e externas.

O telhado é do tipo embutido, com telhas de fibrocimento onduladas.

Para efeito de comparações com o CUB, as características desta construção permitem classificá-la como padrão alto.

2 – levantamento de quantitativos

As quantidade dos serviços foram feitos de forma detalhada e são registrados na planilha de levantamento de quantitativos.

Os quantitativos para os projetos complementares foram utilizados com base em uma obra similar construída.

3 – Composições de Preço

As composições de preços foram montadas com base nas composições da agência goiana de obras e no Sinapi da Caixa Econômica Federal.

Nos preços de mão de obra utilizamos os encargos complementares do Sinapi, assim os custos para refeição, transporte e epi de operários já estão inseridos no preço de cada serviço utilizado na composição de preço.

Esta alternativa permite que os preços fiquem compatíveis com aqueles do Sinapi, assim se for utilizar financiamento poderá justificar os valores para aprovar o orçamento.

4 – Planilha PFUI / PCI

Os itens do orçamento seguiram a sequência planilha utilizada pela Caixa para análise e aprovação dos processos de financiamento.

A planilha PFUI (Proposta de Financiamento de Unidade Isolda) foi substituída pela PCI (Proposta de Construção Individual)

Os percentuais máximos e mínimos apontados como aceitáveis nas planilhas PFUI/PCI foram atendidos na sua maioria, aqueles que ficaram fora do intervalo podem ser justificados com o detalhamento dos custos.

5 – Diferenciar custo de execução do valor de venda ou valor de mercado

No nosso vídeo da construção de uma casa de 3 quartos com 125m2 observamos pelos comentários muita confusão quanto ao preço de custo e o preço de mercado de uma casa como a que foi apresentada.

Os nossos orçamentos detalhados apresentam o custo necessário para construir a obra. Quanto de material e mão de obra irá gastar.

Pode ser alto para alguns e baixo para outros, porque o custo acaba sendo muito variável em função do local que é feito e principalmente do construtor responsável pela obra.

O custo de mão de obra pode ter variações realmente significativas, por isto é essencial ter um orçamento detalhado para comparar com as propostas de execução recebidas, caso esteja cotando para contratação da obra.

O preço de mercado ou venda da construção considera vários outros custos que não estão no valor que apresentamos, como preço do terreno, comissão de corretores e imobiliárias, lucro do construtor e impostos devidos pela venda/compra e regularizações.

6 – Planilha de Orçamento Quanto Custa Construir um Sobrado de 189m2

Com todas estas considerações podemos analisar nossa planilha de orçamento.

Veja que para todos os itens ou etapas da obra apresentamos as quantidades de serviços, os preços de materiais e de mão de obra separados por serviço e, também, o custo total de materiais e mão de obra para cada serviço.

A planilha é constituída de 20 itens, seguindo a planilha de orçamento utilizada pela Caixa Econômica Federal.

As etapas mais caras da obra, individualmente são:

Estrutura: 18,37%

Paredes e painéis, porque já conta com muro pra fundos e laterais: 11,40%

Fundações: 8,32%

Os acabamentos, incluindo revestimentos de paredes e pisos, pintura, louças e metais, quando somados, dão o total de 30,83% da construção.

Um grande destaque que precisa ser dado é quanto a administração da obra. Este custo é muito variável.

Se o proprietário for tocar a obra com ajuda de um mestre ou encarregado o custo poderá ser bem baixo em relação a opção, por exemplo, de contratar uma construtora.

É claro que a sobrecarga de trabalho sobre o proprietário e mestre será bem maior.

Esta estratégia é aplicável para obras mais simples.

A medida que a obra é maior e tem elementos estruturais mais complexos, com vãos maiores, fundações especiais e outras particularidades, sua construção exigirá um acompanhamento diferenciado, valendo contratar uma construtora.

Na nova planilha de orçamento de orçamento da Caixa, o percentual de BDI, que é a taxa de lucros, administração e custos e indiretos pode chegar até 20%.

Em muitas obras públicas este número pode ir até 35%. Não é o lucro. Aqui tem as várias despesas de administração, impostos e lucros.

No nosso caso assumimos o BDI como 6% que pagaria apenas um mestre e um acompanhamento de engenheiro, com visitas semanais.

Assim o custo total do sobrado de 189m2 ficou em R$452.579,82 com custo por metro quadrado final de R$2.394,60.

Friso mais uma vez. Este não é o custo final, já que depende da forma como você irá administrar a sua obra.

7 – Como adquirir as planilhas Quanto Custa Construir um Sobrado de 189m2

Se você gostou desta apresentação e tem interesse de obter as planilhas para aplicar no orçamento de sua construção ela será disponibilizada para venda através da plataforma Hotmart.

As planilhas de quantos custa construir um sobrado de 189m2 são repassadas com custo baixo, que nos ajudará na manutenção de despesas e produção de vídeos como este.

O link estará na descrição do vídeo.

8 – Como contratar nossos serviços de Orçamentos e Projetos

Este vídeo sobre Quanto custa construir um sobrado de 189m2 tem como objetivo mostrar como é feito o orçamento de forma detalhada e, também, apresentar nosso trabalho de elaboração de orçamentos e projetos.

Se você precisa de um orçamento de sua obra e já tem todos os projetos da construção, entre em contato e te apresentaremos uma proposta conforme sua necessidade.

Para elaborar um orçamento detalhado é preciso ter os projetos. Fora disto é somente estimativas que podem ser muito diferente da realidade.

Se não tem os projetos podemos elaborar para você todos os projetos de arquitetura e engenharia, além de entregar orçamento, cronograma e memoriais de especificações da obra.

Entre em contato por e-mail ou vá no nosso blog e mande um whatsapp que o atendimento será mais rápido ainda.

Para acompanhamento de obras atendemos somente em Goiânia e região.

Veja o vídeo sobre Quanto Custa Construir um Sobrado de 189m2:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta


*


*


Seja o primeiro a comentar!