Piso sobre piso vale a pena? Saiba como e quando usar

Usar piso sobre piso vale a pena em reformas que considerem a substituição de revestimentos?

Piso sobre piso é uma alternativa adotada em obras de reforma, onde não se quer ou não se pode demolir o piso existente.

Para você que está planejando executar uma reforma em que a troca de piso faz parte dos serviços e está considerando usar esta solução, vamos abordar aqui as vantagens e desvantagens do uso de piso sobre piso.

Pode ser uma cerâmica sobre outra, um piso vinílico sobre cerâmica, um vinílico sobre outro, carpete sobre cerâmica, enfim, várias possibilidades.

Neste artigo vamos tratar do caso de pisos cerâmicos sobre pisos cerâmicos.

Porquê manter o piso existente ao reformar um imóvel?

Existem situações em que pode ser necessário que se mantenha o piso existente em uma reforma.

Podem ser razões particulares a cada caso, como o uso de um imóvel alugado em que você tenha que restituir na mesma condição na qual alugou, mas realmente acha importante ter outro acabamento no piso, enquanto usa o mesmo.

Existem os casos, bem raros, em que um piso precisa ser mantido por razões históricas ou artísticas.

reforma com demolição: piso sobre piso vale a pena?

Porém a situação mais comum é quando não se quer gerar entulho ou ter o custo da demolição.

Nesta situação, em teoria, usar um piso novo sobre outro é a solução ideal.

Anúncios

O que precisa ser considerado para usar piso sobre piso na reforma

Vamos entender que o desejo de substituir o piso existente é motivado por razões estéticas.

O piso está desgastado superficialmente, as estampas são desatualizadas ou não te agrada, ou simplesmente quer um piso com cara de novo.

Agora se a troca é devido a problemas de descolamento do piso existente, então provavelmente a solução de piso sobre piso não será adequada.

Se houverem problemas de descolamento do piso ou perceber locais que tenham “barulho oco” em quantidade significativa, vai ter que fazer correção destes lugares.

As correções vão incluir tirar o piso, refazer o contrapiso e nivelar com argamassa de regularização, o que pode inviabilizar a alternativa.

O piso existente precisa estar com caimentos adequado, porque o novo piso seguirá o existente.

Outra consideração importante diz respeito as portas.

É preciso verificar se o acréscimo de altura devido a espessura da nova cerâmica, somada a argamassa, irá afetar o funcionamento das portas e, caso afete, ver se o ajuste é viável.

Como é feito o serviço de colocação de piso sobre piso

Após verificado que o piso existente está firme ou que as correções necessárias foram feitas, pode se iniciar o assentamento do novo piso.

Não deixe de cobrar uma boa limpeza na base, retirando qualquer vestígio de cera, gordura, graxa ou pintura, para garantir a aderência da cola de assentamento.

Anúncios

Para que o serviço funcione bem você deve usar argamassas colantes de boa qualidade, que sejam recomendadas de forma isenta por profissionais do ramo.

Se não tiver indicação do profissional, aposte nas marcas tradicionais.

A argamassa colante para colocação de pisos cerâmicos sobre outro piso deve ter recomendação do fabricante que é adequada para isto.

Só assim você terá como cobrar garantia sobre o desempenho da “cola”.

Alguns fabricantes recomendam para esta finalidade argamassas do tipo AC3, das mesmas que são indicadas para porcelanatos de grande formato.

A argamassa AC3 possui na sua composição aditivos que garantem uma colagem com propriedades físicas e químicas, atendendo normas da ABNT.

Deve ser aplicada na base de assentamento e na parte de trás da nova cerâmica.

Piso sobre piso vale a pena? Vantagens e Desvantagens

Resumindo agora tudo o que foi disto neste artigo, para que você mesmo possa concluir se piso sobre piso vale a pena, vamos enumerar as vantagens e desvantagens desta opção.

Vantagens:

– Rapidez na execução do serviço;

– Não precisa fazer demolição, pouco entulho de obra;

Anúncios

– Economia de mão de obra, já que não faz a demolição;

– Economia de materiais, pois não terá que refazer o contrapiso.

Desvantagens:

– Acréscimo de altura no nível do piso, podendo afetar abertura de portas.

É muito importante fazer a verificação do nível de ajuste a ser feito nas portas ou até de armários, em função do aumento de altura.

Não compre materiais ou contrate o serviço sem que isto seja feito.

Quando se busca economia, o custo destes ajustes pode tornar a opção desinteressante, então exija que o profissional que avaliou o serviço lhe dê esta informação;

– Acréscimo de peso na estrutura da edificação, o que pode ser desaconselhável sobre lajes com capacidade de sobrecarga limitada.

Esta questão do peso é mais significativa quando a opção é de mais uma camada de piso cerâmico, no caso de pisos vinílicos, carpetes ou laminados o problema fica bem reduzido.

– Se a colocação do piso sobre piso for parcial, em apenas alguns ambientes, você passará a ter degraus de um ambiente para outro.

O balanço entre vantagens e desvantagens da aplicação de um piso cerâmico sobre outro fica positivo, então se não estiver limitado pelas desvantagens citadas faça sua reforma sem quebradeira.

Você pode ler aqui no nosso site, também, outros artigos que podem ajudar na sua reforma como:

Tudo sobre tintas para paredes.

Qual o custo do acabamento de um banheiro.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *