fbpx

GERÊNCIA DE OBRAS

Construções e Engenharia | Dicas e Informações
Simulador de Custo de Obra

Entenda o Simulador de Custo de Obra

Este simulador de custo de obra utiliza como custo unitário o CUB informado pelo Sinduscon dos estados de Goiás, o Distrito Federal, São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Rio Grande do Sul e Pará.

Com estes estados temos todas as regiões do Brasil representadas, com seus estados mais populosos.

Você seleciona no primeiro campo qual o tipo de construção e padrão de acabamento mais se encaixa para sua obra e o estado no qual será construído.

No segundo campo deverá informar a área de construção em metros quadrados.

Com estas duas informações o custo estimado de sua construção será calculado.

O valor correto da obra só será possível obter quando tiver todos os projetos e o cálculo deverá ser feito por profissional capacitado.

Mês de referência: MARÇO/2021 – publicado 07/03/2021. 

 

Aumente seu score em 7 dias

 

Leia abaixo algumas informações importantes sobre o cálculo do CUB.

(NBR 12.721:2006 – CUB 2006)
Os valores dos Custos Unitários Básicos de Construção (CUB/m²), são calculados de acordo com a Lei Fed. nº. 4.591, de 16/12/64 e com a Norma Técnica NBR 12.721:2006 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
“Na formação destes custos unitários básicos não foram considerados os seguintes itens, que devem ser levados em conta na determinação dos preços por metro quadrado de construção, de acordo com o estabelecido no projeto e especificações correspondentes a cada caso particular:

  • Fundações, submuramentos, paredes-diafragma, tirantes, rebaixamento de lençol freático; elevador(es);
  • Equipamentos e instalações, tais como: fogões, aquecedores, bombas de recalque, incineração, ar-condicionado, calefação, ventilação e exaustão, outros;
  • Playground (quando não classificado como área construída);
  • Obras e serviços complementares;
  • Urbanização, recreação (piscinas, campos de esporte), ajardinamento, instalação e regulamentação do condomínio;
  • E outros serviços (que devem ser discriminados no Anexo A – quadro III);
  • Impostos, taxas e emolumentos cartoriais, projetos: projetos arquitetônicos, projeto estrutural, projeto de instalação, projetos especiais; remuneração do construtor;
  • Remuneração do incorporador.”

Classificação e descrição dos projetos padrões para tipos residenciais CUB:

R1 – Padrão Baixo: Residência unifamiliar padrão baixo: 1 pavimento, com 2 dormitórios, sala, banheiro, cozinha e área para tanque. Área: 58,64m2.

R1 – Padrão Normal: Residência unifamiliar padrão normal: 1 pavimento, 3 dormitórios, sendo um suíte com banheiro, banheiro social, sala, circulação, cozinha, área de serviço com banheiro e varanda (abrigo para automóvel). Área: 106,44m2.

R1 – Padrão Alto: Residência unifamiliar padrão alto: 1 pavimento, 4 dormitórios, sendo um suíte com banheiro e closet, outro com banheiro, banheiro social, sala de estar, sala de jantar e sala íntima, circulação, cozinha , área de serviço completa e varanda (abrigo para automóvel). Área: 224,82m2.