sistemas construtivos alternativos

Sistemas Construtivos Alternativos: Soluções ou Preços

Quando se fala em sistemas construtivos alternativos, existe sempre uma dúvida a ser respondida: o que este sistema traz como solução?

Mesmo que reduzir o preço das construções esteja entre as alternativas mais buscadas, provavelmente a mais buscada, existem vários desafios técnicos que se busca resolver com os sistemas construtivos alternativos.

sistema construtivo alternativo: wood frame
Casa com sistema Wood Frame – Fonte: Pixabay

O que é um sistema construtivo alternativo?

É bem importante caracterizar o que se chama de sistema construtivo alternativo, e eu vou ter a audácia de conceituar isto da minha própria maneira.

Em países diferentes as construções mais comuns, ou os processos de construções dominantes, geralmente não são os mesmos.

Por conta de uma série de fatores, como recursos naturais disponíveis e, não menos importante, as técnicas e tecnologias empregadas.

Assim, posso definir que um sistema construtivo alternativo é aquele que dá soluções diferentes dos sistemas dominantes em determinada região.

Outra questão importante a ser destacada é que sistema construtivo se trata de um conjunto de processos ou técnicas, ajustados para se complementarem como um todo.

Muitas vezes temos processos construtivos que são utilizados em vários sistemas construtivos, como o Drywall, que pode ser utilizado em sistemas como Steel Frame, Wood Frame e até mesmo nos prédios construídos com alvenaria e concreto.

No Brasil o concreto armado em conjunto com alvenaria é um processo dominante, na maioria das regiões, principalmente nas construções residenciais.

Outros processos são bastante utilizados, como alvenaria estrutural, por exemplo.

Anúncios

Mas certamente a dupla formada por concreto armado com alvenaria de tijolos é nosso processo construtivo “padrão”.

Predio com estrutura de concreto armado
Prédio com estrutura de concreto armado – fonte: Unsplash

Então os vários outros sistemas construtivos utilizados na construção civil brasileira, podemos caracterizar, segundo minha definição, como sistemas construtivos alternativos.

E aí vem a grande questão quando analisamos estes sistemas alternativos: O que se busca de solução? Quais suas vantagens e benefícios? Quais suas desvantagens?

Este tipo de análise pode facilitar o encontro de alternativas para um determinado tipo de obra.

Aí chegamos em uma questão muito importante.

A solução buscada nem sempre tem como meta encontrar um processo construtivo mais barato.

E isto pode causar uma confusão para quem busca fugir da solução de construção padrão por conta do preço, ou custo da obra.

O que os sistemas construtivos alternativos oferecem?

No Brasil temos diversos sistemas construtivos alternativos, alguns normatizados, outros não.

Um sistema construtivo não normatizado é conhecido como sistema construtivo inovador, principalmente para efeito de financiamento com recursos do Governo Federal, administrados pela Caixa Econômica Federal.

Já os sistemas construtivos que possuem norma técnica brasileira, são ditos sistemas construtivos convencionais.

Anúncios

Temos as construções com Painéis Monolíticos de EPS, o sistema de formas de EPS ICF, o Steel Frame, o Wood Frame, os Tijolos Ecológicos, os Blocos de Concreto Celular, a Alvenaria Estrutural, e vários outros sistemas ou misto destas soluções.

Estes sistemas oferecem várias possibilidades, que podem ser vantajosas em relação ao sistema tradicional (concreto armado + alvenaria).

Por exemplo os painéis de EPS possuem grande capacidade de carga, quando aliados a lajes de vigotas protendidas podem facilitar muito a execução de uma obra de grandes vãos.

Sistemas construtivos alternativos: Painéis de EPS
Casa com Alvenaria e Painéis de EPS – Fonte: Site Polisopor

Sistemas mais industrializados, com tecnologia de montagem, a exemplo do Steel Frame e Wood Frame, podem acrescentar rapidez no processo construtivo e redução na quantidade de mão de obra.

Tijolos ecológicos e blocos de concreto celular podem facilitar muito a questão de logística de uma construção, pois o grande volume de materiais necessários pode ser fabricado próximo do canteiro de obra, senão no mesmo espaço.

Porém estas vantagens tecnológicas nem sempre poderão ser transformadas em menor custo, ao ser comparado com uma construção tradicional.

Principalmente para uma única obra, analisada de forma isolada.

Em um conjunto de construções provavelmente a questão do preço pode ser bastante melhorada.

Várias casas sendo construídas próximas umas das outras pode tornar um sistema industrializado muito vantajoso em relação ao fator custo.

O custo nem sempre será o fator determinante para definir o uso de um determinado sistema construtivo.

Anúncios

Atualmente, por exemplo, o drywall é o sistema mais utilizado para fazer a separação de espaços comerciais em grandes empreendimentos, como shopping centers, quase ninguém cogita utilizar alvenaria no lugar.

Mas foi necessário um processo de entendimento das vantagens do sistema, superando a questão do custo em um primeiro momento.

Estes sistemas construtivos são sempre mais caros?

Os custos de construções podem variar bastante, em uma mesma região, por fatores como disponibilidade de materiais e mão de obra.

Quando a construção civil está aquecida, com muitas obras em andamento, o custo de mão de obra tende a subir muito.

Pode ser que a demanda faça materiais básicos subirem muito de preço, como já aconteceu várias vezes com o cimento, por exemplo.

Nestes cenários um sistema alternativo pode se tornar uma solução viável na questão de custo, também.

Sistemas construtivos alternativos: Steel Frame
Construção com o sitema Steel Frame – Fonte: Pixabay

A possibilidade de usar outros profissionais que não estão sendo tão acionados quanto os operários padrões das obras, além de ter uma construção que utiliza menos pessoal como aquelas que usam sistemas industrializados, pode ser a solução.

Por isto é importante investir continuamente no aprimoramento e crescimento dos sistemas construtivos alternativos, com este avanço eles podem contribuir de diversas formas com o mercado da construção civil.

Com mais obras assim, teremos custos cada vez menores, pelo surgimento de mais profissionais habilitados para trabalhar com os métodos empregados, assim como mais industrias produzindo os produtos necessários.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *